<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, novembro 09, 2009

QUANDO A PESSOA NÃO QUER ENXERGAR...
.
Um amigo me contou que, em sua última viagem de avião, presenciou uma cena interessante - da qual podemos tirar algumas lições.
Na fileira de assentos atrás da dele, estava um jovem de seus 20 e poucos anos convesando com um senhor de seus 50 e poucos.
O jovem, amante de Che Guevara e das ideologias que acompanham esse camarada, falava do bem que o comunismo faz às pessoas. O senhor teve que interromper os elogios para dar seu testemunho: já tinha morado na Alemanha Oriental e não vira nada de bom no comunismo. A vida lá, segundo esse senhor, era dificílima, e as pessoas passavam por muitas restrições. "Não é tão bom assim como se pensa", ele ponderou para o garoto.
Mas o rapaz não deu o braço a torcer. Falou que "esses períodos" difíceis eram normais, faziam parte de uma necessária transição para um mundo melhor, faziam parte de uma dialética blá blá blá blá...
.
O papo já é conhecido. Mas, e qual lição tiramos? Que tem gente que está subutilizando os sentidos. Tem olhos e tem ouvidos, mas não quer ver, nem ouvir.
E não quer, nem mesmo, parar para pensar.
.
**************************************************************
.
Já que andam falando do Muro de Berlim, sugiro o filme Adeus, Lênin. É excepcional.
Veja a sinopse, retirada daqui: Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter