<$BlogRSDURL$>

domingo, novembro 29, 2009

UM LIVRO EXCELENTE

.

Um dos meus irmãos acaba de comprar o livro 1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER. É excelente! Não páro de o folhear e me perder nas ótimas críticas que aparecem para os 1001 filmes. Tem desde a época do cinema mudo - o primeiro da lista é VIAGEM À LUA, de 1902 - até filmes mais recentes, como DESEJO E REPARAÇÃO (é o último do livro).
E cada filme que aparece ali está por um motivo: ou inovou em algo (em cenas, em jogo de câmeras, em sonorização, em efeitos especiais etc etc), ou foi um sucesso de bilheteria, ou era simples mas genial, enfim, alguma coisa de destaque ele teve para entrar pro livro.
Obviamente, ainda não tive tempo de ler os 1001 filmes, mas houve alguns que já marquei porque me despertaram a curiosidade para assistir. São estes, em ordem cronólogica:
.
- ACONTECEU NAQUELA NOITE (IT HAPPENED ONE NIGHT, 1934), de Frank Capra;
- A MULHER DO PADEIRO (LE FEMME DU BOULANGER, 1938), de Marcel Pagnol;
- CARTA DE UMA DESCONHECIDA (LETTER FROM AN UNKNOWN WOMAN, 1948), de Max Ophüls;
- O TERCEIRO HOMEM (THE THIRD MAN, 1949), de Carol Reed;
- BRINQUEDO PROIBIDO (JEUX INTERDITS, 1952), de René Clément;
- VIVER (IKIRU, 1952), de Akira Kurosawa e
- RAN (RAN, 1985), de Akira Kurosawa.
.
Nos próximos posts, vou mostrar o que a crítica falou sobre cada um desses filmes. Até lá!
.
***************************************************************
.
p.s.1: até agora senti falta de alguns filmes (e acho que isso sempre ocorrerá, em qualquer lista de "os melhores"). Por exemplo: MELHOR É IMPOSSÍVEL e JAMES BOND.
Embora eu não suporte o James Bond (ao contrário da minha família, que não perde um filme dele), acho que é um filme conhecidíssimo, que certamente marcou gerações, principalmente quando era com o Sean Connery. E se nesse catálogo de 1001 filmes aparecem filmes como TOP GUN-ASES INDOMÁVEIS e O EXTERMINADOR DO FUTURO, acho que JAMES BOND também merecia aparecer.
Um dos meus irmãos disse ter sentido falta de FOMOS HERÓIS. Mas esse, realmente, poucas pessoas o assistiram e o comentaram.
Quanto ao filme MELHOR É IMPOSSÍVEL, ele só é rapidamente mencionado na crítica sobre o filme LAÇOS DE TERNURA, pois ambos são do mesmo diretor, James L. Brooks, e têm o Jack Nicholson como ator. Engraçado que na crítica sobre LAÇOS..., ele diz: "permite que seu enleco encene uma das mais comoventes cenas de leito de morte na história recente do cinema". É verdade. Vi este filme, pela primeira vez, no começo deste ano. Quando chega nessa parte, não me agüentei. É triste pra ca-ram-ba! Dá um aperto enorme no coração. Talvez por ser um filme tão pesadinho (apesar de uma ou outra cena cômica), não tenho vontade de o assistir novamente. Em compensação, MELHOR É IMPOSSÍVEL, eu vi duas vezes no cinema e milhões de outras vezes em DVD. É um dos melhores e mais bonitos filmes que já fizeram. Sem contar na trilha sonora, nos diálogos e no cachorrinho maravilhosos.
.
******************************************************************
.
p.s.2: alguns diretores que aparecem bastante nesse livro: Hitchcock, Capra, Fellini, Kurosawa. Não eram simples diretores, eram verdadeiros gênios do cinema.
.

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter