<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, dezembro 02, 2009

FILME: O TERCEIRO HOMEM
.
Pessoal, vou começar os posts sobre os filmes que mencionei - os que eu fiquei com vontade de assistir. Mas não vou comentar pela ordem cronológica deles, pelo seguinte: depois do último post, recebi o email de um amigo comentando sobre O TERCEIRO HOMEM. Vejam o que ele escreveu:

Este filme: O TERCEIRO HOMEM (THE THIRD MAN, 1949), de Carol Reed, é excelente. Sua história foi escrita de encomenda, para ser mesmo roteiro de filme, escrita de propósito para isso. O autor, famoso romancista GRAHAM GREENE , é o mesmo autor de O PODER E A GLÓRIA, livro que se baseia na trágica perseguição religiosa feita aos católicos no México.
O clímax de O TERCEIRO HOMEM é o tenso encontro dos dois amigos, Holly Martins e Harry Lime, sozinhos na cabine de uma enorme roda gigante . O diálogo dos dois mereceria talvez um comentário no seu blog.
A música de fundo do filme ficou célebre: THE THIRD MAN THEME .
.
Bastava esse comentário para eu já ficar com a vontade aguçada. Mas ainda tem este trecho do livro 1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER sobre o tal filme:

(...) Depois de todos esses anos, não é exatamente uma surpresa, mas o momento em que o Harry de Welles é pego por um facho de luz da rua enquanto um gato se esfrega em seus sapatos ainda é mágico. O tema de cítara inesquecível de Anton Karas se destaca na trilha sonora e Welles faz praticamente uma ponta como um dos vilões mais charmosos do cinema. A fala mais famosa de O TERCEIRO HOMEM - a piada do "relógio cuco", contada no alto da roda-gigante de Viena - foi escrita por Welles no calor do momento, como acréscimo ao roteiro de Greene, dando substância ao personagem e talvez assegurando a grandeza duradoura da película. (...)
.
Meu amigo - o que me enviou o email -, prometo que, assim que assistir ao filme, farei um comentário sobre o tal diálogo. Estou curiosíssima!
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter