<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, janeiro 04, 2010

O CONHECIMENTO
.
Quando fazia letras, algo que me chamou a atenção foi ver colegas minhas falando que "não iam mais se matar de estudar". Isso porque tínhamos alguns professores com muitos conhecimentos, mas tão complicadinhos na vida. Então, o raciocínio que algumas colegas faziam era: "eles são assim porque só se dedicam aos estudos." Pior que esses professores até davam essa impressão - além de vários problemas sérios na vida pessoal, viviam fazendo intrigas, um falando mal do outro, um querendo saber mais que o outro etc -, mas felizmente conheci gente fora das universidades muito mais inteligente que nossos professores e que não eram complicados. Então os "mestres" não deviam ser complicados por causa dos estudos, mas por outra coisa. O que também nos faz pensar que o estudo só para ter diplomas, reconhecimentos e regalias do CNPQ não nos leva a nada; pelo contrário: pode até complicar nossas vidas, "arrombar" nossas famílias etc.
Lendo um trecho do pequeno grande livro IMITAÇÃO DE CRISTO (que, ao que tudo indica, foi escrito em 1441), encontrei uma possível resposta para aquela dúvida que tínhamos no curso de letras com relação aos estudos:
.
Toda a perfeição, nesta vida, é mesclada de alguma imperfeição, e todas as nossas luzes são misturadas de sombras. O humilde conhecimento de ti mesmo é caminho mais certo para Deus que as profundas pesquisas da ciência. Não é reprovável a ciência ou qualquer outro conhecimento das coisas, pois é boa em si e ordenada por Deus; sempre, porém, devemos preferir-lhe a boa consciência e a vida virtuosa. Muitos, porém, estudam mais para saber, que para bem viver; por isso erram a miúdo e pouco ou nenhum fruto colhem. (Livro Primeiro, Capítulo 2, Versículo 4)
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter