<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, janeiro 11, 2010

TENHO PENSADO NO GARY COOPER
.
.
Não, não estou apaixonada por ele. Tenho pensado nesse ator por causa de dois filmes em que ele atuou: BEAU GESTE e MATAR OU MORRER.
Em ambos os filmes, seus personagens se sacrificam - sozinhos - por um bem maior. Em BEAU GESTE, ele se sacrifica, mas sem contar para ninguém. Só descobrimos o seu 'bonito gesto' no final. Em MATAR OU MORRER, ele se sacrifica sozinho, mas porque a cidade inteira ficou com medo de enfrentar os bandidos que estavam chegando (embora fosse necessário fazer algo). E o personagem de Gary Cooper era o xerife. Se ele fugisse, a cidade inteira estaria perdida. O problema é que ele precisaria de ajuda para enfrentar os bandidos, mas ninguém o ajuda; todos ficam com medo, tiram o corpo fora. Então Cooper, com toda a sua coragem e seu senso de dever, se prepara para enfrentar o perigo.
O final de Beau Geste, não conto para não estragar. Já o final de MATAR OU MORRER é favorável ao herói. Mas o personagem de Cooper fica tão desgostoso com a cidade que resolve abandoná-la. E minutos antes de entrar no trem que o levará para longe, ele cospe no chão da cidade que se acovardara. (*)
Digo que tenho pensando no Gary Cooper por causa desses filmes, pois quando os assisti me perguntei se esses atos heróicos seriam praticados ainda hoje. O que podia ser um nobre sacrifício naquela época não seria considerado tolice em nossos dias? Porque se para coisas pequenas, como minha vaga no estacionamento, minha nota na faculdade etc, o pensamento que predomina é "dane-se os demais; eu quero é safar o meu", o que se poderia esperar de uma situação em que a liberdade e a vida (ou seja, situação que exige muito mais brio) estão em jogo? Cooper precisaria de muita saliva para cuspir em solos acovardados.
.
(*) Na Bíblia, acho interessante o seguinte conselho que Jesus dá a seus apóstolos: Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; fica ali até a vossa partida. Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa. Se aquela casa for digna , descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós. Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés. (Mt 10, 11-14) A minha bíblia explica que esse ato de sacudir o pó dos pés é "costume judaico que significa que daí em diante se rompiam quaisquer contratos ou relações."
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter