<$BlogRSDURL$>

sábado, fevereiro 27, 2010

DO MUNDO NADA SE LEVA (You can't take it with you)
.
.
.
Uma vez, um professor bastante sabido - assim ele se acha - disse para os seus alunos, futuros operadores do direito - óh! -, que eles tinham que ser muito maliciosos na vida.
Ele deve ter levado esse conselho a sério para sua própria vida, pois comentou, em outra aula, que os filmes do Frank Capra eram irônicos. E acrescentou: imagina se um anjo vai aparecer pra te salvar?! (*)
Nem preciso dizer que os meus botões se contorceram na hora. Mas os acalmei, dizendo: fazer o quê? Se a própria malícia tornou-se medida para o seu julgamento?
Acontece que meu julgamento anda mais ingênuo, e fico feliz por isso, pois vejo os filmes do Capra como uma redenção. Como uma tarde leve, em que até a brisa do mar vem dar o ar da graça dentro de casa.
DO MUNDO NADA SE LEVA é baseado em uma peça teatral e, bom, tem o James Stewart no elenco e mais um bando de atores que você viu em A FELICIDADE NÃO SE COMPRA, A MULHER FAZ O HOMEM, O GALANTE MR. DEEDS...todos do Frank Capra. Também tem os mesmos elementos desses outros filmes: o valor da amizade, o materialismo exagerado que faz a pessoa se perder, o retorno aos pequenos prazeres e alegrias da vida.
Em comparação com os demais, achei DO MUNDO NADA SE LEVA o mais engraçado. (Tem cada maluco no filme, que eu vou te contar!)
Mas talvez eu esteja escrevendo besteira: vai ver o Frank Capra tenha sido irônico em querer mostrar um homem de negócios se rendendo ao simples prazer de tocar uma gaita. O ser humano, sem mistérios e sem surpresas, jamais vai se render a pequenos prazeres, nem repensar sua vida...
(Embora - deixe eu falar baixinho - haja malicioso por aí implorando, em seu íntimo, para que um anjo apareça em sua vida. Já vi tipos assim.)
.
(*) A respeito do filme A FELICIDADE NÃO SE COMPRA.
.
*********************************************************
.
SE FOSSE BOM NÃO SERIA DE GRAÇA...
.
Dos conselhos que se ouve de um professor de direito na faculdade, lembro-me de outro.
O professor estava dando um testemunho de como é difícil ser advogado na sociedade: as pessoas te olham de esguelha; a família te acha um chato porque você sempre tem razão; seus amigos deixam de sair contigo porque você vai argumentar contra tudo o que eles disserem etc e tal.
Falou essas coisas e mais um pouco e, daí, repirando fundo, sentenciou:
- Por isso, o conselho que dou para a vida de vocês é: façam terapia.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter