<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, maio 12, 2010

DEAR EMMA
.
Começamos o primeiro ciclo do CHÁ COM JANE AUSTEN, no ano retrasado, com o livro EMMA, e eu confesso a vocês: achei a protagonista muito fútil. Agora, no entanto, estou a-do-ran-do essa personagem. Não sei até que ponto O MORRO DOS VENTOS UIVANTES me fez ver a Emma com outros olhos (depois de Cathy e Heathcliff, muuuuitas pessoas se tornam adoráveis) (*), mas a verdade é que me divirto com tudo o que a Emma diz e faz (em outras palavras:o livro todo é um deleite).
No capítulo 4, por exemplo, temos esta reflexão de Emma para tentar convencer a amiga a não se interessar pelo Sr. Martin. Acompanhem:
.
- A finura do sr. Knightley é tão admiravelmente extraordinária que não seria justo comparar o sr. Martin a ele. (...) À medida que a pessoa vai ficando velha, Harriet, o mais importante é preservar suas boas maneiras; é na velhice que a grosseria, a gritaria, a inconveniência se tornam mais evidentes e desagradáveis. O que é passával na juventude é detestável na idade madura. O sr. Martin agora é canhestro e abrupto; imagine o que será quando tiver a idade do sr... (...) Você pode ver o quanto seus negócios o embrutecem pela simples circunstância de haver se esquecido de procurar o livro que você lhe recomendou. Ele estava certamente tão envolvido com o mercado que não podia pensar em outra coisa (...).
.
Agora, digam para os meus botões: quantas pessoas, hoje em dia, fariam a mesma reflexão de Emma e valorizariam mais alguém que tenha procurado um livro do que alguém que esteja absorvido pelos negócios?
.
Emma é uma personagem adorável!
.
(*) Antes a fútil-de-bom-coração (que, por ter bom coração, sempre terá certos esclarecimentos) que os egoístas, doentios, perversos e mimados. A propósito, vocês viram o filme UM SONHO POSSÍVEL, com a Sandra Bullock? Pois então: ali temos uma 'perua' que fez algo que muita "gente séria" jamais chegou perto de fazer.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter