<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, maio 06, 2010

EMMA, EMMA, EMMA...CADA UM COM O SEU LIVRINHO DA JANE AUSTEN!
.

Ai, delícia que é ler Jane Austen, minha gente. Ainda mais depois de ler o angustiante O MORRO DOS VENTOS UIVANTES.
Lendo EMMA, converso mais tranqüilamente com os meus botões. Por exemplo: sabe aquelas senhoras fofoqueiras-de-plantão que falam pra filha não se casar com um homem mais pobre que ela? Aí vem a digníssima Jane Austen e fala sobre uma mulher que era rica, mas se casou com um homem menos rico que sua família:
.
A então sra. Weston deve ter encontrado seu motivo de júbilo, pois tinha um marido cujo cálido coração e lhaneza de caráter faziam-no pensar em tudo o que devia dar-lhe de retorno pela grande satisfação de senti-la apaixonada por ele; mas, embora ela tivesse qualidades de caráter, faltava-lhe no entanto a melhor. Tinha determinação suficiente para exercer sua própria vontade a despeito do irmão, mas não o bastante para conter tolos arrependimentos diante da absurda cólera deste, nem para deixar de lamentar os luxos do lar que havia perdido. O casal vivia acima de suas posses, mas mesmo assim não era nada que se pudesse comparar a Enscombe: não deixara de amar o esposo, mas o mal é que queria ser ao mesmo tempo a senhora do capitão Weston e a Miss Churchill de Enscombe. (EMMA, cáp. 2, de Jane Austen)
.
Tudo que presencio no dia-a-dia, tudo de que preciso saber, encontro na Jane Austen. Essa amiga-conselheira que toda mulher deveria ter.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter