<$BlogRSDURL$>

domingo, maio 30, 2010

HÁ PASSAGENS DA BÍBLIA...
.

Há passagens da Bíblia que sempre dá gosto de ler. Duas que li recentemente e que me chamaram a atenção foram estas:
.
1)
Paulo, em pé no meio do Areópago, disse: "Homens de Atenas, em tudo vos vejo muitíssimo religiosos. Percorrendo a cidade e considerando os monumentos do vosso culto, encontrei também um altar com esta inscrição: A um Deus desconhecido. O que adorais sem o conhecer, eu vo-lo anuncio! (At 17, 22-23)
.
Essa passagem me fez lembrar o que uma vez uma pessoa estudiosa dos celtas me contou: que os celtas da Irlanda se converteram rapidamente ao cristianismo porque já intuíam muitas coisas dele. Um exemplo: eles já intuíam a Santíssima Trindade. Ou seja, o que eles já adoravam sem conhecer, lhes foi anunciado. Interessante, né?
Essa passagem também me fez lembrar o que um professor meu, de um país da Europa, disse certa vez aos alunos: que quando ele ia visitar o seu país e voltava para o Brasil, ele sentia uma diferença na fé desses povos, e que havia um algo a mais, em questão de fé, no povo brasileiro. Ele (que não era uma pessoa religiosa) disse que, depois de morar anos no Brasil, quando ia para a Europa, sentia falta desse "ar religioso" que encontrava aqui. E olha que ele não era religioso! Acho que isso também diz algo.
.

2) A outra passagem de que gostei recentemente foi ver Jesus amaldiçoando uma árvore. Adoro as passagens em que Jesus está bravo. Ele era a Bondade em pessoa, mas nem por isso deixou de "dar um pito" quando foi preciso:
.
No outro dia, ao saírem de Betânia, Jesus teve fome. Avistou de longe uma figueira coberta de folhas e foi ver se encontrava nela algum fruto. Aproximou-se da árvore, mas só encontrou folhas, pois não era tempo de figos. E disse à figueira: "Jamais alguém coma fruto de ti!" E os discípulos ouviram essa maldição. (*) (Mc 11, 12-14) (...) No dia seguinte pela manhã, ao passarem junto da figueira, viram que ela secara até a raiz. Pedro lembrou-se do que se tinha passado na véspera e disse a Jesus: "Olha, Mestre, como secou a figueira que amaldiçoaste!" Respondeu-lhes Jesus: "Tende fé em Deus. Em verdade vos declaro: todo o que disser a este monte: Levanta-te e lança-te ao mar, se não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, obterá esse milagre. Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido, e ser-vos-á dado. (Mc 11, 20-24)
.
(*) Minha Bíblia explica esse trecho da seguinte forma: O Senhor parece ter feito aqui uma ação simbólica: a figueira estéril era a imagem do povo de Israel, rebelde à doutrina do Evangelho.
.
E comento uma coisa sobre o trecho transcrito: o que deixei em negrito é uma das maiores mensagens auto-ajudas que já li. Ou melhor: uma altíssima ajuda.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter