<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, maio 05, 2010

PARTE FINAL DO COMENTÁRIO FEITO POR RAQUEL DE QUEIROZ AO LIVRO O MORRO DOS VENTOS UIVANTES:
.
(...)
Em 1839 voltou para casa, onde permaneceu até 1842. Nesse ano foram Emily e Charlotte como internas para o 'Pensionnat de Demoiselles", de Monsieur Heger, em Bruxelas. Queriam as irmãs adquirir preparo para fundarem uma escola delas próprias, velho sonho de ambas. Em novembro, porém, com a morte da tia Branwell, retornaram as duas para Haworth. E Emily jamais tornaria a sair de casa.

Em 1846 as três irmãs Brontë, usando o pseudônimo de Currer, Ellis e Acton Bell editaram à sua própria custa um volume de poemas. POucos críticos o comentaram e apenas dois exemplares foram vendidos.

Em 1847 publicou Emily o WUTHERING HEIGHTS. Tal como os poemas, o volume interessou a poucos; e a esses poucos, mais revoltou, escandalizou, do que atraiu. Dante Gabriel Rosetti dele disse: "The action is laid in hell, only seems places and people have English names there" ("A ação se passa no inferno, só que as pessoas e os lugares têm nomes ingleses"). E houve quem afirmasse que era o livro um mau trabalho de mocidade de Charlotte...

Em setembro de 1846 morreu o irmão Branwell, consumido de vícios - até ópio se diz que tomava. Emily apanhou um resfriado no enterro do irmão. Desse resfriado, que se virou em tuberculose, morreu menos de três meses depois, a 19 de dezembro de 1848.

Talvez essa magreza de minúcias sobre mulher tão grande desconcerte os curiosos; mas de certo modo como que preserva Emily de transmissões profanas na sua orgulhosa solidão e no seu não menos orgulhoso silêncio acerca de si própria. Tudo o que ela quis dizer da sua vida, da sua alma, dos seus sonhos singulares, di-lo no romance e nos poemas. No romance principalmente. Parece que nele pôs quase tudo que trazia guardado no peito e morreu do livro como se morresse do parto.

Ilha do Governador, março de 1947
RAQUEL DE QUEIROZ


Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter