<$BlogRSDURL$>

terça-feira, junho 01, 2010

OH, MEUS LIVROS! - ou: SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA
.
O post de hoje traz uma dica de como cuidar dos seus livros quando o problema é mofo!
Como moro em um lugar úmido, algo que enfrentamos anualmente é o característico cheiro de mofo, indicando, obviamente, que o mofo chegou. É só começar a chover muito e a esfriar, que nossas narinas o farejam.
Conversando com um bibliotecário, perguntei a ele como posso cuidar disso, em especial com relação aos meus livros, já que eles estão em um quarto que não ventila muito.
A primeira dica dele foi comprar um aparelho desumidificador. Existem uns pequenos, bons para quartinhos menores. Vou procurar isso no centro!
A segunda dica foi colocar essências próprias no ambiente. Daí ele me indicou este site, que trouxe uma receita interessante de um sachê para ser colocado em armários e estantes de livros. Ainda não preparei, mas, assim que o fizer, digo para vocês se notei algum efeito anti-mofo.
.

SACHÊS ANTI-TRAÇAS – Naftalina é coisa do passado...

Para evitar a atuação de agentes biológicos, como traças e baratas, a naftalina foi usada por muito tempo. Este hidrocarboneto aromático, só tem o seu uso eficaz se aplicado em peças lacradas, quando o composto é sublimado, ou seja, passa do estado sólido para o gasoso, transformando-se em um gás tóxico. Além do odor característico, outro inconveniente é que o produto pode nos causar infecções nos olhos, pele, no aparelho respiratório, lesões no fígado e rins.

Para afastar traças dos guarda-roupas e acervos, sugere-se o uso de sachês naturais, que você mesmo pode fazer:

Receita Básica:

Pimenta preta em grãos, canela em pau e cravo da Índia, cerca de uma colher de chá de cada – faça pequenos saquinhos de tecido de algodão e distribua pelos compartimentos do guarda-roupas, gavetas, armários e prateleiras.
Variáveis:
Você pode acrescentar – uma colher de chá de serragem de cedro, folhas de louro, lavanda ou alecrim desidratados; Pingar 3 gotas de óleo essencial em um algodão, no aroma que preferir.
Para aumentar a eficácia, sugere-se trocar os sachês a cada 3 meses.

Lilian Martins
Técnica em Conservação e Restauro
(http://artecatarina.blogspot.com)
.
p.s.: sabe do que mais gostei nessa receita? É que misturar esses ingredientes me traz à cabeça a idéia de algum ritual bruxólico (no bom sentido, claro!). Vejam: tem até alecrim! Alecrim é ótimo para mau-olhado. E a canela: ótima para atrair amor e prosperidade. E a lavanda: relaxa e eleva espiritualmente. Então, realmente, esse sachê é melhor que naftalina - pois já vem com magia dentro!
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter