<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, janeiro 13, 2011

FALTAM QUATRO, FALTAM TRÊS, FALTAM DOIS, FALTA UM...
.
CHEGOU! O MILÉSIMO POST DO DESANUVIANDO!!! (Terminando, aqui, a curiosidade de vários leitores que me perguntaram sobre a contagem regressiva!)
.
E para um post tão importante, encontrei, quase por acaso, um assunto maravilhoso: a encantadora Livraria LETRINHAS!
.
..
(fachada da livraria Letrinhas)
.
Não tive dúvidas: ela seria o meu milésimo post! Vejam por quê:
.
Semana passada, estive em Curitiba e, caminhando por uma de suas limpas ruas (a limpeza da cidade impressiona!), passei por este aviso, em frente a uma livraria:
.

(banner em frente à livraria Letrinhas)

.
Diminuí a passada e pensei mil coisas, dentre as quais: "Nossa! Uma livraria que dá aulas de redação para crianças?!? E elas escrevem o primeiro livro?!? Inacreditável!" Tive que entrar. Aliás, tivemos que entrar: mostrei a livraria para o meu namorado, e ele também ficou curioso.
.
Já dentro da livraria, fomos atendidos pela Fernanda, um doce de pessoa. Eu não estava buscando nenhum livro infantil para mim; queria saber que lugar maravilhoso era aquele e quem tivera tal idéia.
Fernanda explicou-nos que o idealizador do espaço é o Seu Hamilton, engenheiro aposentado que, não querendo passar sua aposentadoria em casa, vendo TV, resolveu se dedicar a algo relacionado à educação, pois, como depois ele mesmo nos disse, "somente a educação pode ajudar nosso país".
.
Em seguida, o próprio Seu Hamilton veio nos atender. Conversou com a gente, explicou sobre a vontade de se ocupar na aposentadoria com algo engrandecedor; contou sobre sua família: viveram no interior do Paraná; eram muitos filhos, mas sabiam da importância da cultura. Contou, também, das histórias que ele, já adulto, inventava e narrava para os filhos sobre o vaga-lume TEM-TEM, personagem que, mais tarde, Seu Hamilton colocou em livro.
Também nos falou sobre sua livraria: é voltada para o público infantil. Já conta com muitos títulos nessa seara, e vai adquirir outros tantos este ano.
E as crianças na livraria? Seu Hamilton disse que se impressiona com as histórias que elas inventam; conclui, depois de ler seus livrinhos, que livro infantil só deveria ser escrito... por criança!
.

(Fernanda e Seu Hamilton)
.
"Tá bom, tá bom, mas como é a livraria Letrinhas?", vocês devem estar se perguntando.
.
Explico:
.
Para começar, é uma livraria cujos espaço e móveis foram projetados pelo próprio Seu Hamilton (ele era engenheiro, lembram?). Ela tem, dentro, o espaço CAFÉ E LETRA, onde vi pessoas entrando para fazer um lanche (e onde, informo, tomei um capuccino delicioso! hum...); tem o espaço com as estantes e os muitos livros infantis (há uns poucos, mas bons, títulos para adultos); há umas escadas que sobem e levam para a sala onde ocorrem as aulas de redação e onde tem um "bosque encantado" (uma salinha pequena com uma árvore que dá frutos saborosos: livros!); e há as escadas que descem e levam ao ateliê, onde as crianças têm aulas e dicas de artes com a professora Danielle.
.

(espaço do 'Café e Letra', onde as pessoas fazem lanche)
.

(entrada para uma salinha onde a criançada se reúne para ouvir histórias)
.
..
(dentro dessa salinha)
.
..
(uma sala de leitura, onde o teto é um céu!)
.

(sala onde ocorrem as aulas de redação)
.
..
(acervo de livros)
__________
SOBRE AS AULAS DE REDAÇÃO:
.
As aulas de redação funcionam da seguinte maneira: são três módulos, um módulo por mês, sendo uma aula por semana, com duração de duas horas cada aula.
No Módulo 1, as crianças aprendem com a professora (a Fernanda) os gêneros literários e algumas regras básicas de gramática.
No Módulo 2, as crianças descem para a livraria, lêem os livros, se inspiram e começam a escrever suas histórias. A professora fica por perto, para eventuais ajudas e orientações.
E, no Módulo 3, a criançada desce para o ateliê, para começar a ilustração de seus livros. Aqui, quem ajuda é a professora Danielle.
.

.
..
(fotos do ateliê de artes)
.

(professora Danielle)
.
Terminadas essas três etapas, os trabalhos dos pimpolhos vão para a gráfica...da própria livraria! Seu Hamilton nos disse que a gráfica deles não é a laser, o que barateia o custo, dando bons resultados e permitindo que as crianças encomedem várias cópias para, depois, presentear seus livros aos parentes. (A Chrys, pedagoga e coordenadora da livraria, falou: "a criança pode, no aniversário do avô, em vez de lhe dar uma gravata, dar um livrinho." Penso com os botões: eu, como avó, ficaria enternecida com um presente desses!)
A parte da gráfica dura mais ou menos um mês.
.
Então, livro pronto, próxima etapa é...A TARDE DE AUTÓGRAFOS! Sim, isso mesmo! Ocorre na própria livraria, e os parentes do jovem escritor comparecem para prestigiá-lo nesse momento especial. Uma graça, né?!
.

(livros escritos pela criançada, depois de passados pela gráfica)
.
****
.
A livraria Letrinhas existe há quatro anos. Confesso que nunca vi nada igual. E olha que já tive uma vida cigana por este Brasil! Mas me pergunto se também haverá algo assim pelo mundo. Será?
.
*****
.
É impossível não se deslumbrar com a livraria. A vontade que tive, ao sair dela (estive lá duas vezes em uma semana), foi de voltar a ser criança, só para poder ir a uma livraria dessas, escrever meu primeiro livro, ilustrá-lo e dar autógrafos! Mas, sendo adulta, isso não é mais possível (já pensou eu ali, marmanjona, no meio das crianças, usando canetinhas hidrocor?). Então, o jeito é mostrar que algo assim maravilhoso existe e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo (quem sabe outros aposentados, além de professores, pedagogos e qualquer um que não queira ver nossa sociedade afundar).
.
****
.
O que o Seu Hamilton está fazendo é bom, é nobre, é elevado: está despertando crianças para o mundo dos livros. Acho que nenhuma caridade é tão valiosa quanto aquela que dá algo permanente. E cultura é um desses bens! É permanente e frutifica: aproxima o indivíduo da autonomia do pensar e da grandeza da imaginação - esse outro bem precioso que nos faz ousar em direção a algo melhor.
.
****
.
Seu Hamilton e equipe, vocês estão de parabéns! Agradeço a oportunidade de ter conhecido algo tão encantador. Que Deus os ilumine e ilumine as crianças que passarão por vocês.
.
****
.
Outras fotos:
.
(Interior da livraria. Reparem nas mesas, onde a gente pode ficar lendo os livros da livraria.)
.

(Interior da livraria. Ambiente acolhedor.)
.

(Chrys, a coordenadora da livraria.)
.
..
(Maria e Rosângela, responsáveis pelos lanches da 'Café e Letra', e a xícara onde tomei o capuccino!)
.
***********************************************************
.
Pensando com os botões: O personagem TEM-TEM surgiu quando os filhos de Seu Hamilton ainda eram crianças. Eles iam para o sítio, no interior, e, à noite, a luz que se sobressaía era a dos vaga-lumes, piscando. Pois não deixo de reparar no simbolismo: Seu Hamilton, com sua decisão de abrir essa livraria especial, vai, como o vaga-lume, iluminando as vidinhas de inúmeras crianças.

*************************************************************
.
Ganhei do Seu Hamilton dois livrinhos: ACENTUAÇÃO & PONTUAÇÃO e O TEXTO PASSO A PASSO - ESCREVENDO MEU PRIMEIRO LIVRO, ambos escritos por Manoel Vilela de Magalhães (irmão do Seu Hamilton) e editados pela Letternet Editora, a editora da livraria Letrinhas. São extremamente didáticos! Adorei!
.
**************************************************************
.
Hoje conversei com a Fernanda. Ela me disse que esta semana começou a Colônia de Férias da livraria. Nessa Colônia, as crianças vão fazer os três módulos que expliquei acima, mas com aulas diárias. Pois bem, na segunda-feira, havia 15 crianças inscritas. Na terça-feira, mais de 20. E, na quarta, mais de trinta! É a conclusão que cheguei quando dei aulas pra crianças: "não é que criança não goste de ler; é que ela ainda não foi apresentada ao que é bom!"
.
**************************************************************
.
Quem estiver em Curitiba, a livraria Letrinhas fica na:
.
AVENIDA SETE DE SETEMBRO, 6234, BATEL.
.
Telefone para contato: (41) 3027-7072
.


Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter