<$BlogRSDURL$>

domingo, fevereiro 20, 2011

EXCELENTE COMENTÁRIO!
.
Faz umas duas semanas, o canal GNT mostrou uma prévia de um documentário que passou nos canais estrangeiros, chamado CONHEÇA A LONDRES DE VIVIENNE WESTWOOD.
Só hoje consegui transcrever trecho desse programa. Merece ser lido com atenção!
.
Vivienne Westwood cria peças únicas há mais de 40 anos e é considerada um dos ícones do mundo da moda. Embora faça 70 anos em 2011, Westwood se mantém vibrante e ocupada como sempre, criando coleções inspiradas em arte e história, questões que aconselha jovens estilistas a estudarem se quiserem fazer sucesso.

Vivienne Westwoodo: - "Se você mora em Londres, visite galerias de arte. Não meta o nariz nas revistas de moda. Nessas revistas, tudo é copiado. É preciso estudar as fontes reais, de onde pessoas desenvolvem idéias originais. Estude pinturas não só pela moda, mas também para aprender a ver.
"Para entender o mundo em que vivemos, precisamos do passado. Se jogar o passado fora, só restam cópias e hábitos. Fica sem obras originais. (...)
"Vamos falar de cultura, pois essa é minha motivação para este programa. Acredito que cultura pode mudar nossas vidas. Se alguém ler todos os jornais que for capaz em um dia todos os dias, terá uma perspectiva plana e horizontal, sem profundidade para entender nosso mundo.
.
Demais, né?! Muito bom ouvir alguém falar uma coisa dessas. Mostra a diferença entre um criador e um copiador. Os grandes pintores, músicos e escritores, antes de suas criações, beberam das "fontes reais, de onde pessoas desenvolvem idéias originais". Não ficaram observando os simples copistas.
.
Prestarei mais atenção aos trabalhos de Vivienne Westwood depois dessa.
.
*******************************************************************
.
P.s.: Mais um detalhe que gostei de ler no comentário de Vivienne Westwood: ela diz para estudar pinturas para "aprender a ver". Ela está certíssima em usar a palavra "aprender". Para o que é bom, a gente aprende - aprende a ver, aprende a ouvir, (enfim, aprende a apreciar), aprende a ser melhor. Isso consola e ao mesmo tempo chama a atenção: consola porque qualquer um pode aprender o que é bom e belo; chama a atenção porque nos lembra que não podemos nos acomodar com as imagens, sons e exemplos que vêm até nós. Temos que ter uma atitude ativa para descobrir o que realmente vale a pena para as nossas vidas.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter