<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

GREAT BOOK!
.
Comecei a ler o livro RETRATO DE UMA SENHORA, de Henry James, no ano passado. Porque entrei na fase do Cabo das Tormentas, tive que deixá-lo de lado. Agora, já na calmaria das águas da vida, fui retomar a leitura e, impressionante!: lembrava direitinho em que cena havia parado e tudo o que tinha lido até então: os detalhes, os personagens, as entrelinhas...
Isso não é comum. Já interrompi a leitura de outros livros e, quando retomei, tive que voltar algumas páginas para relembrar as cenas.
Agora vejo que RETRATO DE UMA SENHORA tem o título certo, pois Henry James escreve como se pintasse um quadro. E isso faz o livro ficar mais vívido na nossa mente.
.
********************************************************
.
Gosto da protagonista da história, a Isabel. Ela dá a impressão de não ser uma personagem linear, mas, por enquanto, ela o é. Seus maiores feitos, até agora, foram: ter viajado para a Europa e ter recusado dois pedidos de casamento. Pode parecer muito, mas, para o que ela espera do futuro, é pouco. Fora isso, ela ainda é mais espectadora que protagonista - pelo menos em sua vida. Explico: ela quer muito ser protagonista, e uma protagonista de grandes aventuras, mas, no momento, ela só observa as pessoas ao seu redor e ouve suas experiências.
Mas fica no ar a impressão de que ela ainda fará muitas coisas. Será?
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter