<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

SEREI UMA PESSOA MELHOR DEPOIS DE LER ESTE LIVRO:
.

(Dicionário de Símbolos, de Jean Chevalier)
.

Há anos eu queria comprar este livro. Mas só agora, com esta curiosidade sobre os pássaros nas jóias de Toledo, é que o comprei.
Fiz a compra pela internet, e o livro acabou de chegar. Agora me dêem licença, que eu vou ver o que ele fala sobre pássaros.
.
**********************************************************
.
(...)
Eu acertei. Chico Buarque também:
.
O verbete sobre pássaros fala da leveza deles. Fala, também, que eles representam a amizade dos deuses com os homens ou a simbologia dos mundos espirituais.
Diz que o pássaro se opõe à cobra: pássaro é celeste; cobra é terrestre. (Lembram?: "lugar de cobra é no chão / o céu é dos passarinhos, que cantam lindas canções...").
Algumas vezes, os pássaros podem simbolizar as operações instáveis da imaginação, distração.
Etc, etc, etc...
Não fala a simbologia para o Renascimento especificamente. Fala do significado para várias culturas, várias épocas e religiões.
Estou começando a achar que o Renascimento pintava pássaros por puro modismo. Como agora, depois que a Miu Miu lançou sua coleção de birds.
.

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter