<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, março 14, 2011

DESDE O ANO PASSADO.tem sido difícil pegar uma tarde inteira para ler um livro literário. Só tenho conseguido ler aos poucos, em doses homeopáticas: um pouquinho cada dia. Sei que ainda é melhor do que não ler nada, mas o prazer de se perder em uma história durante uma tarde de domingo, por exemplo, não tem preço.
Essa leitura homeopática, no entanto, tem um lado bom: a gente saboreia o pouco que lê com muito desvelo.
.
Veja que delícia de leitura, no RETRATO DE UMA SENHORA, do grande (pois já está entrando para a minha lista de favoritos) Henry James:.
Nas claras manhãs de maio, antes do almoço formal - essa refeição era sempre servida na casa da senhora Touchett ao meio-dia -, vagueava com o primo pelas ruas estreitas e assombreadas de Florença, parando um instante na penumbra mais acentuada de alguma igreja histórica ou nas câmaras abobadadas de algum convento desabitado. Ia a galerias e palácios; olhava quadros e estátuas que até então tinham sido para ela apenas grandes nomes e trocava, por um conhecimento que às vezes era uma limitação, um pressentimento que em geral provava ter sido um vazio. Praticou todos aqueles atos de prostração mental aos quais, na primeira visita à Itália, a juventude e o entusiasmo se entregam com tanta liberdade; sentiu o coração bater na presença de um gênio imortal e conheceu a doçura das lágrimas marejarem os olhos diante de afrescos descorados e mármores escurecidos. (...)
.
Sério, essa descrição da protagonista Isabel na Itália me fez sonhar, como as estrelas faziam Van Gogh sonhar.
.
*******************************************************.COM OS BOTÕES:.Não entendo como alguém consegue ler só livro técnico. Será que a pessoa não percebe que sua alma vai murchando quando não lê literatura?.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter