<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, março 23, 2011

MAIS UMA PRIMAVERA...
.
Minh'Aldeia faz aniversário. Se deu de presente, dando de presente a todos os seus moradores, uma apresentação da orquestra regida pelo maestro João Carlos Martins. Muito bonita. Muito mesmo. Ao final, fogos de artifício, trazendo aquela emoção da virada de ano - o que me fez relembrar todos os anos da minha vida que passei aqui, e pensar em todos os anos que ainda passarei. (*)
.
Hoje, já reclamo mais de algumas coisas da Aldeia. Me aflijo com a sujeira e o descaso que parecem ter aumentado, e me irrito com outras tantas cositas más. Mas este lugar continua sendo o meu lugar da saudade, o lugar onde me sinto em casa, o lugar para onde sempre retorno. (E porque não consigo me imaginar em outro lugar. Pois quando comparo os 'poréns' daqui e os 'poréns' de outros lugares, acho que aqui há menos 'poréns' do que 'lá'.)

E por sentir carinho pela Minh'Aldeia, torço para que ela perceba a maior lição que o seu próprio presente - o concerto - deu: todo mundo gosta do que é bom e belo, basta conhecer o que é bom e belo. No final das contas, só quando o homem conhece o BOM e o BELO é que ele cresce, se civiliza, se humaniza. (**)

E isso não tem nada de quimérico. A prova de que as pessoas gostam do que é bom e belo é que, sempre quando há uma manifestação de beleza, como a que vimos hoje, o ambiente lota - mesmo que tenhamos que ficar em pé o concerto inteiro e se impregnar de fumaça de churrasquinho-de-rua.

Que Nossa Senhora do Desterro proteja muito a Minh'Aldeia!
.
(*) E, como em toda virada de ano, agradeci por tudo - pelas conquistas e pelas dificuldades por que passei até agora na Minh'Aldeia. Gosto de estar onde estou, mesmo sabendo que ainda tem muuuuito pela frente.
.
(**) Por conseguinte... uma cidade que queira crescer, se humanizar e se civilizar precisa cuidar da Beleza - em todos os seus aspectos, visíveis e invisíveis.
.
*************************************************************
.
p.s.: Quer ver outra manifestação de Beleza que vi durante a bela apresentação do maestro João Carlos Martins? A avó, a filha e a netinha de colo assistindo ao concerto. Na metade da apresentação, a filhinha dorme no colo da mãe. Olha a cena: netinha com cara de anjo, dormindo placidamente - Beleza com 'b' maiúsculo por si só - no colo da mãe, enquanto a avó abraça as duas, embalando-as ao som da orquestra.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter