<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, abril 13, 2011

GUERRA E PAZ, de Portinari
.
Posso dizer uma coisa? Achei mais emocionante ver os quadros GUERRA E PAZ, do Portinari, do que o GUERNICA, do Picasso.
GUERRA E PAZ faz parte do acervo da sede da ONU, mas como esse prédio está em reforma, esses quadros gigantes ficarão no Brasil por um tempo. Eu os vi no final do ano passado, expostos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Mas voltando à comparação, talvez não dê para comparar muito, mas, para mim, essa comparação foi inevitável, pois nunca tinha ouvido falar do GUERRA E PAZ, enquanto sempre ouvi falar do GUERNICA. Daí que a gente, quando vê essa obra-prima brasileira, pára pra pensar: uns quadros tão bonitos, tão magistrais, tão nosso, e nenhum professor nunca comentou?
Sei que alguns artistas 'levam vantagem' por suas posições políticas e ideológicas na época. Picasso é bom, mas... se fosse a favor do Franco, seus trabalhos seriam reconhecidos como foram e são reconhecidos?
Alguns artistas até que conseguem ficar "acima" do contexto de sua época, independentemente de suas opções políticas, religiosas, ideológicas etc. Mas sei que alguns se favorecem de suas 'amizades', enquanto outros são "deixados de escanteio" por causa delas.
Enfim, só reflexões com os botões.
Voltando ao GUERRA E PAZ, eis aqui uma amostra dessa belezura (embora a imagem seja bem fraca perto do que são os quadros vistos ao vivo).
.
(GUERRA E PAZ, do Portinari)

E AQUI você lê sobre a obra.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter