<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, maio 09, 2011

EDUCAÇÃO
.

.
Excelente! Excelente este filme AN EDUCATION (em português ficou EDUCAÇÃO). Traz muitas lições e você ainda fica pensando nele por algumas horas, refletindo bem.
Conta a história de uma garota, Jenny, extremamente aplicada nos estudos e demasiadamente precoce, que está direcionando sua vida para estudar na Oxford. Ela acaba conhecendo um homem mais velho, que a leva para festas, jantares, viagens, enfim, um mundo de luxo. Jenny se deslumbra e começa a não ver mais sentido nos estudos. Não vê sentido, nem mesmo, na sua professora que não tem nada dessa vida esplendorosa e ainda passa redações ridículas para os alunos.
Ao mesmo tempo, o filme mostra a escola rígida em que Jenny estuda e também sua família, com um pai altamente tirano, mas que se transforma quando aparece o tal homem mais velho. E a mãe, outra deslumbrada com a vida que a filha começa a ter.
Para resumir, a gente vê que a menina se ferra, pois descobre as falsidades - e covardia - do tal homem. Quando ela resolve dar um basta nessa vida de fantasia que ela estava levando, é tarde demais: os pais não sabem o que fazer, a diretora não deixa que ela volte à escola e seus estudos para entrar na universidade de Oxford já tinham sido jogados pela janela. Só lhe resta pedir ajuda à tal professora sem glamour...
A melhor cena, para mim, é quando a protagonista pergunta para a rígida diretora da escola para quê serve a educação. A diretora dá uma resposta qualquer, e Jenny diz para ela pensar em um argumento melhor, pois poderá haver uma próxima pessoa a lhe fazer a mesma pergunta. Cena genial porque dá para ver que a protagonista está desesperada por uma resposta convincente; ela, muito inteligente e precoce para a sua idade, só não tinha a clareza quanto ao melhor caminho, o mais sólido para a sua vida. E o pior é que, nem os pais, nem a diretora conseguiam lhe dar uma orientação sábia. No final, ela tem a ajuda da digna professora. Professora com "P" maiúsculo, diga-se de passagem.
Quanto à pergunta que Jenny faz à diretora, sobre a finalidade da educação, 0 próprio filme dá a resposta no final: a educação nos salva do nosso pior - pior destino, pior situação, pior passado.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter