<$BlogRSDURL$>

terça-feira, maio 03, 2011

"UMA VIDA QUE É VIVIDA E OUTRA QUE É PENSADA"
.
Na revista da Livraria Catarinense, há um artigo falando sobre o poeta Fernando Pessoa. Logo no início, é citado o trecho de um poema dele:
.
"Temos, todos que vivemos
Uma vida que é vivida
E outra que é pensada
E a única que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada"
.
Gostei de ter lido essas palavras, pois foi a 'tradução' do que me aconteceu no feriado de Páscoa.
Eu tinha me programado para estudar o feriado inteiro. Na quinta-feira, eu já não consegui estudar; estava tão cansada da semana (que já foi curta...), que fui tirar um cochilo de tarde, e acabei dormindo a tarde toda. Então teria que estudar na sexta-feira. Mas sexta, depois de duas semanas chuvosas, amanheceu com um dia espetacular: sol quentinho, céu azul, mar calmo, nada de ventania e, pra completar, uns amigos me chamaram para fazer uma trilha (uma das minhas favoritas da Minha Aldeia). O que fazer? Fiz uma reflexão rápida, olhei para os meus livros e olhei para o céu azul. Venceu o céu azul, e eu fui à trilha.
Durante toda a caminhada, fui pensando na "outra Rebeca", aquela que ficou em casa estudando. Até comentei com os meus amigos: " a 'outra Rebeca' agora está em casa, mas não consegue estudar. Ela está deprimida por não estar aproveitando este dia lindo!".
No final das contas, fiquei feliz por ter sido a Rebeca que foi fazer trilha, e não a que ficou em casa estudando.
E fiquei ainda mais feliz quando acordei no sábado e vi, pela janela, que estava chovendo! Daí eu estudei bastante.
.
**********************************************************
.
Isso de "vida dividida", na idéia do Fernando Pessoa, há vezes em que é mais nítido. No momento presente, por exemplo, está muito forte. Para julho, tenho duas Rebecas divididas. Uma está em um lugar maravilhoso; a outra está em outro lugar. Ponto. Uma está muito feliz; a outra só não está mais feliz por pensar que poderia estar lá, no 'outro' lugar, o maravilhoso.
Não sou vidente e claro que eu quero ser a Rebeca que vai estar radiante, mas, caso eu seja a Rebeca que vai estar no lugar sem adjetivos, quero, já por antecipação, deixar um recado para ela: não desanime, pois é mais ou menos como naquele filme do Woody Allen: a vida pode ser um drama ou uma comédia. Depende de você.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter