<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, junho 20, 2011

COMO ESTAVA DIZENDO...RETRATO DE UMA SENHORA
.
Já lhes disse que terminei o livro RETRATO DE UMA SENHORA, de Henry James. Fiquei devendo um "parecer".
Pois então, o dia que terminei o livro foi assim: cheguei a casa à noite e, como tinha coisas para fazer, me prometi que só leria uma página. Acontece que, justo nessa página, houve uma revelação bombástica, então... não consegui mais largar o livro! Fui até o final!
Eu já desconfiava de algumas sujeiras na história, mas não "daquela"! E essa revelação fazia com que Isabel tivesse que tomar uma atitude, digamos, mais drástica. E foi o que esperei dela, pois, desde o início, a impressão que se tem da protagonista é que ela quer fazer algo grandioso, mas, até a metade do livro, nada de grandioso tinha acontecido. Então imaginei que ela fosse tomar uma atitude no final...Se ela tomou ou não, deixo para vocês descobrirem!
Só digo que este livro vale muito a pena! Entrou para um dos meus favoritos, pela escrita do Henry James. Ele realmente conseguiu pintar um quadro da protagonista e de todos os outros personagens. Cada página que eu lia ficava bem vívida em minha memória. Podia ficar até algumas semanas sem tocar no livro (como aconteceu no ano passado), e, quando voltava, era como se eu o tivesse lido no dia anterior, de tão vívidas que ainda estavam as descrições.
.
***************************************************************
.
Uma passagem de que gostei foi a do encontro, já no final, da Isabel com a irmã de Osmond, a Condessa Gemini (aquela que se achava burra e reconhecia a inteligência de Isabel, e ainda achava isso o máximo!).
A Condessa dá o seguinte conselho para a protagonista:
"- Não tente ser boa demais. Seja mais solta e natural e má; sinta-se um pouco perversa, só pelo conforto, uma vez na vida."
Senti pena da Isabel, na história, porque ela realmente era uma pessoa boa, sem maldade nenhuma. Não merecia aquelas vigarices em sua vida, coitada. Então eu gostei desse conselho, pois também me flagrei pensando no mesmo: Isabel, seja má!!! Aquela intrometida e desnaturada da Madame Merle e aquele perverso do Osmond não merecem suas gentilezas!
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter