<$BlogRSDURL$>

domingo, junho 05, 2011

Terminando RETRATO DE UMA SENHORA
.
Quase lá. A faculdade não tem me permitido fazer o que realmente quero, então continuo devagar na leitura desse livro de Henry James. Mas estava devendo o trecho em que Isabel reflete sobre seu casamento com Osmond. Antes, vou ser sincera: essas páginas finais têm me deixado triste. Tenho morrido de pena da Isabel. A leitura prende tanto, que acabo sentindo o que ela sente, e concluo que não gostaria de estar na pele dela. Isabel pode não ser muito astuta em seus julgamentos, mas é uma personagem que nunca fez mal a ninguém. Por isso sinto pena. Só uma coisa me deixou feliz: não gostei da Madame Merle desde o início, pois sempre a achei uma intrometida - e eu de-tes-to gente que fica se intrometendo na minha vida e me dizendo o que fazer, sem eu ter pedido opinião. Então, sei que, se eu fosse a Isabel, já teria evitado metade dos problemas e desilusões somente por ter desgostado dessa personagem "entrona".
Mas agora vai o trecho - desiludido, mas extremamente bem escrito:
.
Ela podia reviver o incrédulo terror com que se dera conta da dimensão de sua morada. Entre aquelas quatro paredes, ela passara a viver desde então; iriam rodeá-la até o fim da vida. Era a casa das trevas, a casa do mutismo, a casa do sufocamento. A bela mente de Osmond não deixava entrar nela nem luz nem ar; a bela mente de Osmond, na verdade, parecia espiar por uma pequena janela lá no alto e zombar dela. Naturalmente não se tratava de sofrimento físico; para sofrimento físico, poderia haver remédio. (...)
.
*********************************************************
.

E hoje me lembrei da Isabel ao ler, no jornal, esta frase de Coco Chanel:
.
Toda mulher precisa de um vestido preto e um homem que a ame.

.
O vestido preto, certamente ela o tem, já que o livro a descreve como bela e bem vestida, mesmo passando por esse momento de desilusão. Quanto ao homem que a ame...Isabel continua tendo uns três pretendentes. O problema é que o homem que ela escolheu amar não a ama.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter