<$BlogRSDURL$>

sábado, junho 25, 2011

VIAGENS
.
Comecei a ler o primeiro livro que o Kiko me deu faz pouco mais de dois anos: VIAGENS À INGLATERRA E À IRLANDA, de Alexis de Tocqueville (Editora Imaginário). Porque livro é assim: muitas vezes você lê conforme seu estado de espírito, e, esses dias, meu espírito está para Irlanda e Inglaterra (e pena que Tocqueville não fala da Escócia nesse livro, pois meu espírito também está por lá. Enfim...).
Só na Apresentação do livro, feita pelo professor de História Eduardo Valladares, já fiz minha primeira "orelha de burro" para marcar uma passagem de que gostei bastante. É na página 20. Leiam e vejam se lhes lembra algo:
.
Tocqueville não via com bons olhos a Lei dos Pobres dos ingleses, uma forma estatal de caridade. Para ele, toda medida contra a pobreza baseada numa estrutura burocrática estatal conduz à indolência social. A caridade legal nada resolve e tudo piora. O Estado quando adota posições paternalistas, quando se dispõe a proteger e promover as iniciativas do cidadão, na verdade está mantendo a sociedade num estado permanente de infantilidade.
.
******************************************************
.
P*#@ DOS CORNOS!!!! (*)
.
Teve uma coisa no livro que me tirou do sério - e que é algo que ultimamente tem me tirado do sério: uso de "posto que" no lugar de "visto que". GRRRRRRRRRRRRRR
Gente, vamos aprender a usar? Isso já está me irritando. Ainda mais porque no meio jurídico é o que mais vejo: o indivíduo é metido a escrever todo pomposo, mas bota um "posto que" quando era para utilizar "visto que". É isso que me dói mais! Quer escrever pomposo, metidinho, engomadinho, então faz corretamente!
E quem está errando por ignorância (que ainda ignora...), vou dar a dica mais simples do mundo: se vai colocar "posto que", tenta substituir por "ainda que". Deu pra substituir? Beleza! Não deu, então 99% de chance de ser "visto que" (ou "pois" ou "porque" etc). Entendeu?
Não se intimide se o engomadinho usa "posto que" no lugar errado. Posto que esse indivíduo seja chefe, presidente ou só um professor "garganta", não vá pelas aparências; vá pelo conteúdo. Coragem! É preciso coragem para as coisas certas da vida.
.
(*) "P*#@ DOS CORNOS" é a expressão que o pessoal da Minh'Aldeia usa quando está...P. da vida.
.
******************************************************
.
Se quiserem mais explicações sobre o uso de "posto que", vejam os meus posts dos dias 1º e 04 de novembro de 2009.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter