<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, outubro 12, 2011

DE ASTRONAUTAS E DINOSSAUROS - ou: POST PARA O KIKO CRIANÇA E OUTRAS CRIANÇAS TAMBÉM
.
Neste Dia das Crianças, me lembro de alguns fatos que mostram crianças curiosas e espertas. Sorte a delas se tiverem pais com um mínimo de sensibilidade para incentivar essa curiosidade sadia que muitas têm!
.
#1#
.
Estava na livraria com o Kiko (*). Uma voz de criança nos chamou a atenção. Não tanto pela voz em si, mas pelo o que dizia. Era uma garotinha de uns 10 anos que segurava um livro sobre planetas e dizia para a mãe e para a vendedora:
- Este livro está ultrapassado porque Plutão não é mais planeta. Agora temos X (não lembro o nome, shame on me!: sonho com as estrelas, mas estou por fora do sistema espacial!) e Z.
A mãe deu uma risadinha para a vendedora, que, entendendo o recado, pegou um livro novo.
A garotinha logo abriu as páginas e consentiu:
- Agora sim. Olha: estão todos aqui: X, Y, Z...(**) - E virou-se para a mãe:
- Mãe, vou levar este livro. Este está completo!
A mãe foi ao caixa, embrulhou o livro e o entregou para a menina. A vendedora, ainda admirada dos conhecimentos da garota, perguntou como ela sabia tudo sobre o espaço. Ao que a menina respondeu:
- É que eu vou ser astronauta.
Achei uma fofura ouvir isso. Até porque nunca tinha ouvido uma garota querer ser astronauta; só meninos.
E então me lembrei do que o Kiko me contou um dia: como aquela garotinha, ele também queria ser astronauta. Quando era criança e ia para os almoços da casa do avô, ele aproveitava que os adultos estavam comendo e falando alto na sala e ia para o sótão, onde havia um monte de livros velhos, incluindo uns sobre o sistema planetário. Na sua curiosidade de criança, pegava folha branca e lápis e desenhava o sistema, tal qual estava nos livros, mas disse que sempre ficava aflito quando encontrava um livro com uma informação e outro livro com outra. Disse que era a maior angústia, pois não sabia qual dos dois livros dizia a verdade.
Tadinho...
.
#2#
.
O Kiko também já foi uma criança fã de dinossauros. Como tem uma ótima memória, um dia, estava contando tudo sobre os dinossauros para seus primos menores: os tipos que havia, como surgiram, como morreram, quais eram carnívoros, quais não eram. Os priminhos ouviam isso, sem piscar. Só interrompiam quando queriam tirar uma dúvida. Sentiam um fascínio por cada detalhe.
Uns dias depois, veio a mãe deles comentar com o Kiko:
- Meus filhos vieram me dizer: - Nossa, mãe, como o Kiko é inteligente! Ele sabe tuuudo sobre dinossauros!
.
#
.
Esse mundinho das crianças é tão gracioso, que só uma amostra do que se passa na cabeça delas já vale o post de hoje. Mas também me faz refletir outras coisas: que sonhos, bons livros e adultos pacientes deixam qualquer criança feliz.
.
E já que hoje também é dia de Nossa Senhora Aparecida, que Ela abençoe as crianças do nosso Brasil e que faça com que os pais fiquem mais tempo com elas, mostrando livros, carinhos e falando de planetas, dinossauros, insetos, bolhas-de-sabão...
.
(*) Pseudônimo, claro! Ainda vou contar o porquê desse apelido...só adianto que não tem nada a ver com o Kiko do Chaves. É por motivo bem diverso.
.
(**) Finjam que são os nomes dos planetas.
.
**********************************************************
.
E FALANDO NISSO, FOTINHOS QUE TIREI ESPECIALMENTE PARA O KIKO! (hehehe Estou agradando o lado criança do Kiko!)
.

(ASTRONAUTA!)
.

(Uuuuh, que medo! TIRANOSSAURO REX em tamanho real!)
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter