<$BlogRSDURL$>

terça-feira, março 20, 2012

COM OS BOTÕES E O PROCESSO
.
Estudando (muito) Direito esses dias, me lembrei do livro O PROCESSO, do Kafka. Porque há críticos que consideram esse livro uma denúncia à burocracia do Direito e da vida moderna. Estão certos, mas não tanto. O Processo é isso, mas não só isso. É rasteiro demais pensar que um bom livro possui somente uma camada de interpretação. O bom livro, quanto mais é lido, mais vai revelando suas camadas. Por isso que dizer isso sobre O PROCESSO pode estar certo, mas está incompleto. O PROCESSO ainda tem várias outras camadas...

Mas hoje, pensando justamente nessa camada mais superficial do livro do Kafka, comentei com os meus botões: e se Josef K., em vez de se encontrar "preso" na burocracia estatal, estivesse "preso" pela imprensa? Porque, sinceramente, a agonia por que passa Josef K. deve ser mais parecida com a agonia de quem vê seu nome na imprensa de forma injusta. Então pensei numa adaptação na história escrita por Kafka: Josef K. acorda e não aparece ninguém para o prender. Em compensação, ele abre o jornal e vê seu nome ali, estampado, com uma notícia que não condiz com a realidade. Na verdade, é uma notícia mentirosa e infame, cheia das perigosas meias-verdades. Josef K., inconformado, vai atrás da notícia e percebe que ela já se alastrou. Ainda esperançoso, ele bate de porta em porta, tentando explicar que "não foi bem assim como mostraram", mas, quando ele ainda está esclarecendo os fatos no seu quarteirão, a notícia já se espalhou pelo mundo. Danado...
 
Uns meses depois, Josef K., já resignado com a notícia que veiculara seu nome, se depara com outra notícia. Essa notícia é o oposto da anterior, mas também não condiz com a realidade. Novamente, Josef K. vai atrás, tenta se esclarecer pra quem pode, processa a impressa, mas é tudo em vão: ele já está preso nos meandros da imprensa e não consegue mais sair da mira dela. Ninguém o prende fisicamente, ninguém o pega pelos braços, mas ele já está de braços atados. Cada hora é uma notícia, com uma "verdade" que ele não consegue desfazer. THE END.

Que agonia essa história, né?! Por isso que eu acho que, dentre as interpretações "rasteiras" de O PROCESSO, deveriam considerar Josef K como uma vítima da imprensa.
.
*************************************************
.
Ok, ok...não vou encerrar o post dessa forma crua e deixar vocês irem dormir desesperançosos. Como não sou Kafka, o meu Josef K. teria uma esperança: se metamorfosear! Se o meu Josef K virasse inseto, como o Gregor Samsa virou, ele não se assustaria, mas sairia voando por cima de toda essa sujeirada da imprensa.
.
 
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter