<$BlogRSDURL$>

domingo, abril 29, 2012

BELEZA EM SÃO PAULO - ou: É possível encontrar beleza no cinza!
.
Londres é cinza e linda. São Paulo é cinza e feia. (*) Se em Londres é difícil achar um canto feio (é preciso sair das partes, digamos, mais "convencionais"), em São Paulo, a gente tem que procurar pela beleza. Mas há! Há pedaços bonitos em São Paulo, justiça seja feita. E a coisa mais bonita que eu acho que há em São Paulo são estes muros representando a São Paulo dos anos 20:














(fotos minhas)















Descobri que são de um artista chamado Eduardo Kobra. Ele se diz grafiteiro, mas, como se diz no Direito, data vênia, isso é muito mais do que grafite: isso é arte! São uns muros tão bonitos, que nenhum espírito de porco teve coragem de pichar. Impressionante!
Ah! E o detalhe: é um mural cinza! (Não tem nada daquela pichação colorida que algumas pessoas chamam de arte.). Prova de que ser cinza não é desculpa para ser feio.

Esses muros ficam na Avenida 23 de maio e, se você os vir, vai torcer para pegar um engarrafamento na avenida! (**)

(*) A comparação é inevitável se você sai de Londres e chega a São Paulo. Lá, você vê o rio Tâmisa; em São Paulo, você vê o rio Tietê. Esse é só um exemplo de contraste entre duas cidades que são grandes e cinzas. No entanto, como eles conseguem conservar a beleza da cidade e como nós conseguimos destruí-la?

(**) Eu ainda não tive essa "sorte" (de pegar um engarrafamento nessa avenida). As poucas vezes em que fui a São Paulo, passei rápido por aí. Só quando passei por uma outra rua (que eu não sei o nome), é que tive tempo de tirar foto.


Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter