<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, abril 05, 2012

MAIS UM POUCO DO TESTEMUNHO DE WILLIAM DERESIEWICZ SOBRE O SEU ENCONTRO COM JANE AUSTEN(*):
.
Havia mais uma coisa na minha vida que precisava mudar, agora que eu tinha lido Emma: minhas relações com as pessoas a meu redor. A partir do momento em que comecei a me ver pela primeira vez, passei também a vê-las pela primeira vez. Comecei a perceber e a me interessar por aquilo que elas poderiam estar sentindo e experimentando. As pessoas em minha vida começaram a desenvolver a profundidade e a riqueza de personagens literários. Agora eu era quase capaz de sentir junto com elas, enquanto conversávamos, de sentir suas formas enquanto tentavam expressá-las para mim. Em vez de uma visão tediosa, a vida à minha volta era agora intensa e relevante. Tudo era interessante, tudo era significativo, toda conversa guardava revelações potenciais. Era como se eu abrisse meus ouvidos pela primeira vez. De repente, o mundo parecia mais cheio e mais espaçoso do que eu jamais imaginara que ele pudesse ser, uma casa com milhares de cômodos que agora se escancaravam para ser explorados.
(...)
Se você se mostra insensível com os outros, são enormes as chances de magoá-los. Hoje eu sei que, se quero de fato ter amigos de verdade - ou, melhor dizendo, ter amizades de verdade com meus amigos - preciso fazer algo a respeito. Tenho que, de algum modo, aprender a parar de ficar na defensiva, numa posição reativa, tenho de deixar de ser um idiota autocentrado.

(*) no livro APRENDI COM JANE AUSTEN - COMO SEIS ROMANCES ME ENSINARAM SOBRE AMOR, AMIZADE E AS COISAS QUE REALMENTE IMPORTAM,.
.
********************************************
.
Interessante que o que o William Deresiewicz aprendeu lendo EMMA foi justamente o alívio que senti quando li esse livro. Para quem acompanha o Desanuviando, li EMMA junto com o meu antigo grupo CHÁ COM JANE AUSTEN, logo depois de ter lido o angustiante livro O MORRO DOS VENTOS UIVANTES. Vocês sabem o quanto eu odiei a personalidade de Catherine, protagonista do livro de Emily Brontë, e como qualquer pessoa que se pareça com ela me dá ojeriza. Pois tendo o contraste entre Emma e Catherine tão vívido na mente, cheguei à conclusão de que Emma tem uma personalidade adorável. E lendo o livro de Deresiewicz, pensei em outra coisa: Catherine também deveria ler EMMA, para aprender a ser menos mimada (e menos insuportável!) e mais sensível com os demais.
.
********************************************
.
Quando disse para o Kiko que ele tinha (!) que ler o livro APRENDI COM JANE AUSTEN..., ele me perguntou se era melhor ler os livros da digníssima antes. Respondi que tanto faz! Para quem ainda não leu nada da Jane Austen, esse livro vai despertar um interesse enorme pela obra da escritora. Para quem já leu a obra da Jane, o livro de Deresiewicz vai parecer a conversa de um amigo que acabou de ler e se encantar por Jane Austen, pois é assim que conversam os amantes da Jane Austen quando se reúnem: para contar o quanto seus livros lhes fizeram bem e como mudaram suas vidas.
.


Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter