<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, abril 30, 2012

SENTIMENTAL E ADIAMENTO
.
Um dos meus irmãos quis fazer um teste comigo para saber qual o meu tipo de personalidade, dentre as seguintes: colérico, nervoso, sangüíneo, sentimental, fleumático, passional e outros que agora não lembro o nome. Aceitei fazer o teste até porque estou querendo mudar muitas coisas em mim, e, para a gente se transformar, é preciso se conhecer. (Além de ter coragem!) 
Bom, fiz o teste já imaginando qual seria o resultado: deu sentimental, que não significa ser sentimentalóide, assim como nervoso, no teste, não significa ser nervosinho, raivosinho. Cada personalidade tem inúmeras características bem próprias, cheias de meandros, com qualidades e defeitos. Um exemplo da minha personalidade: costuma escrever diários. No meu caso, acho que o blog, de certo modo, acaba fazendo um papel de diário, embora eu não seja tão explícita aqui como seria em um caderno a que só eu tivesse acesso. Mas isso de não ser tão explícita aqui também é uma característica dos "sentimentais", que não costumam se abrir para qualquer pessoa: eles valorizam muito a intimidade, então, somente para com quem eles realmente tem intimidade é que eles "abrem o coração".
Só que, sinceramente, não sei se gostei muito do que ouvi. À maioria das perguntas, eu respondia sem titubear: "é isso, mas estou querendo mudar." Ou seja, eu sou Sentimental, mas estou querendo mudar (o que também deve ser uma característica dessa personalidade!), e falei isso para o meu irmão, ao que ele respondeu, me enchendo de ternura: 
- Não é ruim, não (ser Sentimental). Minha namorada também é Sentimental, e é por isso que eu gosto dela.
(Momento do "óoohhh!")
Sabem de uma coisa? Isso que meu irmão falou me revelou algo muito importante: quero mudar em certos aspectos e sei que, para isso, preciso me conhecer e ter coragem. Mas estava esquecendo de um requisito importantíssimo para qualquer transformação. Talvez o mais importante, antes de tudo: se amar. Porque se eu simplesmente sair mudando tudo em mim, vou mudar até as coisas boas. (E ser Sentimental tem qualidades, apesar dos defeitos!)

O engraçado de tudo isso é que esse episódio do teste aconteceu ontem à noite, e fiquei pensando nisso da transformação, da coragem e da auto-estima hoje. Mas então pensei de novo (e isso de ficar pensando/ruminando é, segundo o teste, coisa do Sentimental!) em outro requisito: é preciso, também, ter paciência! Porque não vou conseguir mudar tudo em um só dia. Por isso, preciso ter paciência!
Feliz por ter chegado a essa conclusão, entrei no quarto do meu outro irmão e vi, hoje de manhã, o poema ADIAMENTO, de Álvaro de Campos, em cima da mesa dele. Confesso a vocês: o espírito desse poema me contagiou completamente! Pois resolvi não pensar mais em quem quero ser. Pelo menos hoje. Só por hoje! Voltarei a pensar na personalidade do Sentimental e nas transformações desejadas depois de amanhã...Enquanto isso, fiquemos com o poema, que é ótimo! (E como amanhã é feriado, vamos voltar a pensar nos problemas só depois de amanhã!):



Adiamento
             (Álvaro de Campos)

   Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã...
   Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,
   E assim será possível; mas hoje não...
   Não, hoje nada; hoje não posso.
   A persistência confusa da minha subjetividade objetiva,
   O sono da minha vida real, intercalado,
   O cansaço antecipado e infinito,
   Um cansaço de mundos para apanhar um elétrico...
   Esta espécie de alma...
   Só depois de amanhã...
   Hoje quero preparar-me,
   Quero preparar-rne para pensar amanhã no dia seguinte...
   Ele é que é decisivo.
   Tenho já o plano traçado; mas não, hoje não traço planos...
   Amanhã é o dia dos planos.
   Amanhã sentar-me-ei à secretária para conquistar o rnundo;
   Mas só conquistarei o mundo depois de amanhã...
   Tenho vontade de chorar,
   Tenho vontade de chorar muito de repente, de dentro...

   Não, não queiram saber mais nada, é segredo, não digo.
   Só depois de amanhã...
   Quando era criança o circo de domingo divertia-rne toda a semana.
   Hoje só me diverte o circo de domingo de toda a semana da minha infância...
   Depois de amanhã serei outro,
   A minha vida triunfar-se-á,
   Todas as minhas qualidades reais de inteligente, lido e prático
   Serão convocadas por um edital...
   Mas por um edital de amanhã...
   Hoje quero dormir, redigirei amanhã...
   Por hoje, qual é o espetáculo que me repetiria a infância?
   Mesmo para eu comprar os bilhetes amanhã,
   Que depois de amanhã é que está bem o espetáculo...
   Antes, não...
   Depois de amanhã terei a pose pública que amanhã estudarei.
   Depois de amanhã serei finalmente o que hoje não posso nunca ser.
   Só depois de amanhã...
   Tenho sono como o frio de um cão vadio.
   Tenho muito sono.
   Amanhã te direi as palavras, ou depois de amanhã...
   Sim, talvez só depois de amanhã...

   O porvir...
   Sim, o porvir...


P.s.: "Adiar" também é uma característica do Sentimental...!

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter