<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, abril 25, 2012

UM POUQUINHO DE DECORAÇÃO - ou: - SIG, DECORA O MEU APARTAMENTO?
.
Imagina a cena: o casal vem todo empolgado mostrar a nova decoração do apartamento. Eles estão felicíssimos; foi do jeito que eles sonharam, quer dizer, foi idéia da decoradora, mas eles adoraram. Você só olha, feliz pela felicidade do casal, mas então vem a pergunta que você não queria que viesse: te perguntam o que você achou da decoração.
- Eu, bem, está parecendo um hotel! (dando bastante ênfase na palavra "hotel".)
E o casal fica agradecido pelo comentário. 
...
Não, isso não aconteceu. Graças a Deus! Mas já vi vários apartamentos sendo decorados como se fossem quarto de hotel, e os decoradores se achando o máximo por isso. Sei que não tenho olhar de decoradora; meu olhar é de leiga: gosto ou não gosto. Mas não gosto de casa com cara de hotel! Hotel é hotel; casa é casa. Assim, simples. Casa tem que ter conforto, aconchego e detalhes que são a sua cara, e não a da rede Ibis!
Por esse motivo, gostei da entrevista com Sig Bergamin na revista VIVER BEM (edição 204, de 2011). Ele fala que conforto é muito mais importante que modismo (...O que existe, antes de tudo é conforto... Daí a necessidade de se ter conforto, de se viver em espaços gostosos e agradáveis, para que a vida seja melhor.). E Bergmain diz que não importa o tamanho: você pode viver em um quarto e sala (ele mesmo tem um quarto e sala em Nova Iorque) e ainda ter muito conforto.
Mas o mais interessante nesse artigo foi esta reflexão feita pelo decorador:

Tudo começa com um sofá aconchegante, amplo, com um tecido macio, de algodão bom. Nada de materiais sintéticos. E sabe o que mais faz o conforto? O silêncio. Porque sem ele, não consigo nem dormir, nem trabalhar e nem viver. Também é preciso ter jardins por perto, em casa e no trabalho. E poder olhar para o verde. Morar perto do trabalho é outra sugestão valiosa. Eu, por exemplo, moro aqui do lado do meu escritório. A vida tem que ser mais simples, para que o dia a dia não se transforme num tormento. Não dá para falar em conforto se a pessoa mora num apartamento barulhento. E não importa o tamanho, se é grande ou pequeno. O que não dá é levar duas horas no trânsito para chegar no trabalho. E se o escritório, ainda por cima, ficar num lugar super poluído, fica impossível. A vida já tem tanto estresse: você tem que trabalhar, atender cliente, conseguir trabalho, pagar suas contas. É tanta coisa... Então, se pelo menos der para melhorar o que está ao nosso alcance, já ameniza um pouco. O básico tem que ser facilitado e, sim, confortável, fácil, agradável.

Em resumo, aqui ele descreve a casa ideal, né?! Pode não ser tão acessível, dependendo onde a gente mora, mas não custa nada colocar esses detalhes (conforto, silêncio, jardim, trabalho próximo de casa) na lista da "lei da atração".

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter