<$BlogRSDURL$>

terça-feira, maio 01, 2012

EXEMPLO DE TRABALHADOR
.















Hoje, Dia do Trabalhador, quero homenagear os cozinheiros. Porque, para mim, eles são exemplos de pessoas que amam o que fazem. 
Até hoje, nunca vi um cozinheiro dizer: "Estou cozinhando só enquanto não acho nada melhor pra fazer". Até porque, se um disser isso, já está fadado a não ser mais cozinheiro, pois sua má vontade se refletirá na comida e, em conseqüência, as pessoas vão deixar de comer o que ele prepara.
Claro que há os cozinheiros bons e os cozinheiros ruins. E há aqueles que acham que são cozinheiros. Mas estou falando dos que têm o dom, dos que, quando estão em uma cozinha, não querem que ninguém dê palpite, que ninguém interfira. Ele é bom naquilo - e sabe que é! E quando o prato está pronto, todos se deleitam. São esses cozinheiros que eu admiro. Os que têm segredos para melhorar o sabor; que ousam nas misturas e, mesmo em pratos simples, fazem verdadeiros tesouros do paladar. Aqueles que sabem o ponto sutil de cada ingrediente: nem mais, nem menos - mas o ponto certo.
Em um curso de comida árabe que participei (*), o cozinheiro que deu a aula disse duas coisas que me chamaram a atenção: "Eu comecei a cozinhar porque adorava comer" e "Meu médico fica louco da vida: ele não entende como eu, que sou cozinheiro e gordo, tenho colesterol ruim bem baixo e pressão ótima!" Você ouve um cozinheiro falar desse jeito e logo fica tentada a pensar que sua boa saúde é resultado da sua alegria em fazer o que ama!
Esse amor pelo que faz, essa satisfação pelo resultado que irá agradar as pessoas e essa entrega a cada trabalho (pois cada prato é um novo trabalho!) são o que mais admiro nos cozinheiros. Queira Deus que muitos trabalhadores possam vivenciar esse amor pelo que fazem.

(*) Mas eu estou longe de ser cozinheira. Só gosto de apreciar a boa comida! Como diz o meu ímã de geladeira: I kiss better than I cook! Mas tem hora que beijo não mata a fome, né?! Por isso que fiz que essa aula de comida árabe...pra aprender a fazer esfiha de carne! rsrsrs

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter