<$BlogRSDURL$>

terça-feira, agosto 07, 2012

REFLEXÕES AVULSAS,  NÃO MINHAS.
.
Todo mundo já leu e comentou sobre a cronista Martha Medeiros. Mas se eu disser pra vocês que, até hoje, nunca tinha lido nenhum livro dela, vocês acreditam? Pois é... e olha que, faz uns três anos, ganhei dois livros dela, mas até hoje não os peguei para ler. Por quê? Não faço a mínima idéia. Quer dizer, faço: não tive vontade. Livro, pra mim, vai com o estado de espírito/curiosidade do momento. E, até agora, tive vontade de ler outros livros.
Mas eis que vim às pressas a São Paulo e me esqueci de trazer um livro (literário *). E ficar sem a minha dose diária de literatura não dá. Estava agoniada! Então, encontrei, no apartamento onde estou, o livro FELIZ POR NADA, dessa escritora, e tive que me render. E como me rendi! Não consegui largar um instante. As crônicas dela são tão gostosas. Era justamente o que eu estava precisando no momento: leitura leve, tranqüila, amigável e com reflexões que respondessem a certos anseios do momento.
Gostei tanto de umas reflexões dela, que faço questão de reproduzir aqui:
.
# Dores, cada um tem as suas. Mas o que nos faz cultivá-las por décadas? Creio que nos apegamos com desespero a elas por não ter o que colocar no lugar, caso a dor se vá. E então se fica ruminando, alimentando a própria "má sorte", num processo de vitimização que chega ao nível do absurdo. Por que fazemos isso conosco?
Amadurecer talvez seja descobrir que sofrer algumas perdas é inevitável, mas que não precisamos nos agarrar à dor para justificar nossa existência. (crônica CRESÇA E DIVIRTA-SE)

# (sobre o escritor Mario Benedetti) Duvido que algum dia tenha perdido tempo lamentando não ter seguido outro rumo, a julgar pelas palavras do personagem Miguel, do seu livro Quem de nós, com as quais encerro essa minha homenagem. "Mas existe verdadeiramente outro rumo? Na verdade, só existe a direção que tomamos. O que poderia ter sido já não conta." (crônica DON MARIO)

# Para ser amigo de si mesmo é preciso estar atento a algumas condições do espírito. A primeira aliada da camaradagem é a humildade. Jamais seremos amigos de nós mesmos se continuarmos a interpretar o papel de Hércules ou de qualquer super-herói invencível. Encare-se no espelho e pergunte: quem eu penso que sou? E chore, porque você é fraco, erra, se engana, explode, faz bobagem. E aí enxugue as lágrimas e perdoe-se, que é o que bons amigos fazem: perdoam. (crônica AMIGO DE SI MESMO)

# Tenho uma visão bem individualista sobre o que torna o mundo mais habitável: cada um fazendo a sua parte já ajuda um bocado. Não estou falando apenas de contribuir com dinheiro para entidades carentes, adotar bichos de rua, doar sangue, mas também em cuidar do nosso humor, praticar a cortesia, aplaudir, elogiar - não há submissão nenhuma em ser positivo. (crônica A JENNIFER MOYER)

(NO PRÓXIMO POST TRANSCREVO MAIS REFLEXÕES LEVES COMO ESSAS)
.
* só trouxe comigo o livro SEUS PONTOS FRACOS, que já comentei aqui e que recomendo para todo mundo. Ótimo para aqueles momentos em que não nos sentimos à vontade na nossa própria pele - o que poderá não mais acontecer depois de ler esse livro!
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter