<$BlogRSDURL$>

terça-feira, setembro 11, 2012

DEPOIS DE TER ASSISTIDO A O FANTASMA DE CANTERVILLE: LIÇÕES DE SIR SIMON E VIRGINIA
.
- "Let love guide you.", diz Sir Simon para Virginia. - Sir Simon, o tal fantasma de Canterville, aprendeu, da pior forma possível, que a insegurança no amor é capaz de destruir um relacionamento. Por isso, ele aconselha que é melhor deixar a insegurança de lado e confiar no Amor.
.
- "Sir Simon made me see what life is and what death is. And that love is stronger than both. Please forgive him." -  Aqui, é Virginia falando sobre o túmulo da esposa de Sir Simon. Não vou contar os detalhes, para não estragar a surpresa de quem ainda vai assistir ao filme, mas já dá para deduzir que Sir Simon sofreu e magoou a esposa, não necessariamente nessa ordem. Mas a observação de Virginia é bonita e é forte! E, no contexto da história, fica sublime! (*)
.
(*) Gostei dessa frase também porque tenho lido bastante sobre a questão da influência dos antepassados nas famílias. Essa conclusão de Virginia é a conclusão que tiro desses estudos: a solução para os "carmas" familiares, e que consegue ser mais forte que a morte e a vida, é o Amor. Ele quebra maldições e abre novos caminhos para as gerações vindouras. Mas há um detalhe importante: o amor caminha lado a lado com o perdão ("please, forgive him"). Perdoar é difícil em muitos casos, mas fundamental para que o Amor flua. Para vocês terem uma ideia, estudei sobre uma família que tem uma espécie de carma: em todas as gerações, uma fatalidade se repete. Parece que foi uma praga que lhe rogaram muitos anos atrás. Curiosa sobre isso, quis saber o que essa família tem feito para se livrar dessa tragédia. Daí soube que eles sempre fizeram sacrifícios e caridades, encomendaram orações, mas nada adiantou, nem tem adiantado. Fiquei intrigada, pois acredito piamente que todo carma pode ser destruído. E acredito, também, que oração pode ajudar muito nisso. Mas, então, fiquei sabendo, pouco tempo atrás, que essa família, em gerações recentes, teve brigas terríveis: brigas entre pais e filhos: pais que renegaram filhos, e irmãos que nunca mais se falaram. Pronto! Para mim, pelo menos, está explicado por que o carma não se desfaz. Não bastasse a praga forte, a maior proteção que a família poderia ter - o Amor - está capenga.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter