<$BlogRSDURL$>

domingo, outubro 07, 2012

ANALFABETOS
.
Tem coisas que a gente não esquece. Me lembro que a primeira vez em que senti que queria aprender logo a ler foi quando uma tia leu pra mim a entrevista que a Branca de Neve deu para o jornal Globinho. (Gente, eu tinha menos de 6 anos! É óbvio que eu tinha curiosidade sobre a Branca de Neve!). 
Lá pelas tantas, a Branca de Neve respondeu que queria ser como a Xuxa.
Pára! Pára tudo! O quê?!? Como a Xuxa? Não acreditei! Com aquela idade, eu era analfabeta, mas não era besta: sabia que a Xuxa não era exemplo.
Então, perguntei para a minha tia:
- A Branca de Neve disse isso?
Minha tinha confirmou. Continuei não acreditando.
- Sério mesmo, tia? Ela queria ser como a Xuxa? Tem certeza que está escrito isso?
Minha tia, novamente, disse que era o que tinha lido e me mostrou o jornal. Como não entendia nada do que estava impresso, fiquei encucada - e achando minha tia uma grande mentirosa.
Pois foi naquele momento que eu senti que precisava aprender logo a ler, pois não queria mais ninguém me contando mentiras como aquelas. Branca de Neve querendo ser a Xuxa?, ah, por favor!
.
******************************************************
.
Outra história de analfabeto foi a que um professor, faz tempo, contou. O filho ia aprender a ler e a escrever naquele ano. Para incentivá-lo bastante, ele lhe falou, todos os dias, antes do início das aulas, sobre como ia ser bom ler os livrinhos, contar as histórias para o irmão bebê etc.
Então, chegado o grande dia, o primeiro dia de aula, o pai deixou o filho na escola. Este não chorou, pois estava muito empolgado para aprender a ler e a escrever.
Mas, quando o pai foi buscá-lo na escola, nesse primeiro dia de aula, o menino estava triste e começou a chorar. O pai perguntou:
- O que houve, meu filho? Por que você está triste?
E a resposta, de partir o coração, foi:
- Pai, eu não aprendi a ler. 
.
*******************************************************
.
Essa sensação de analfabeto, eu sinto quando ouço esta música. Só entendo o "what are you waiting for" que as crianças cantam e o "aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa" que o cara fala no início. 
Até para procurá-la foi difícil, pois não sabia como buscar no Google. 
Enfim, a encontrei. E ela não sai da minha cabeça. Mas só o ritmo, pois não entendo nada do que dizem. É duro isso. E se eles estiverem dizendo que a Branca de Neve surtou e resolveu fazer um programa infantil?
.



.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter