<$BlogRSDURL$>

sábado, outubro 06, 2012

"HOJE ACORDEI COM VONTADE DE INVADIR A POLÔNIA"
.
Meu pai diz que essa é uma de suas frases favoritas. Foi dita pelo Woody Allen.
Me lembrei dela por estar revendo o filme KAROL - O HOMEM QUE SE TORNOU PAPA. Um GRANDE filme em vários sentidos: histórico, filosófico, espiritual, literário. Recomendo muito, independentemente da sua religião. Porque o filme mostra, não o Papa João Paulo II, como já o conhecemos, mas a vida do homem (extraordinário) que pensava em ser ator de teatro e tomou outro rumo, quando seu país - Polônia - também tomava outros rumos durante a Segunda Guerra Mundial. Karol era um homem culto, alegre, amigo e esperançoso. É um filme inspirador!
Uma das minhas cenas favoritas é quando, durante a invasão nazista na Polônia, um senhor chama o Karol e lhe dá de presente um livro do místico e poeta São João da Cruz, dizendo que seria seu livro de cabeceira. Também lhe fala sobre a questão do Mal: se ele não for destruído com Amor, ele simplesmente se consome a si mesmo e ressurge com outro nome. Esse foi um encontro profético: porque Karol Wojtyla se tornou fã de São João da Cruz e porque, logo depois que os nazistas saíram, entraram os comunistas, continuando a destruição da Polônia e dos poloneses.
E foi por esse último motivo que eu me lembrei da frase do Woody Allen. Pois ainda não terminei a primeira metade do filme, e já dois países invadiram a Polônia: Alemanhã e União Soviética. 
Quando perguntava ao meu pai o que essa frase queria dizer, ele respondia: "é porque todo mundo já invadiu a Polônia". Pobre Polônia...
.
***********************************************************
.
A FRASE CORRETA
.
Pesquisei no Google, e a frase dita por Woody Allen, na verdade, é mais ou menos assim: "toda vez que escuto Wagner, sinto vontade de invadir a Polônia".
Tudo bem...Meu pai a alterou um pouco. Mas acho que gostei mais dessa nova frase, pois imagina um ditador acordar, se virar para a esposa e dizer: "hoje acordei com vontade de invadir a Polônia". É trágico. Mas é engraçado imaginar o Woody Allen falando isso.
.

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter