<$BlogRSDURL$>

domingo, dezembro 23, 2012

UM NATAL COMO O BANQUETE DE BABETTE!
.
Todos os momentos alegres da vida deveriam ser como o banquete do filme dinamarquês A FESTA DE BABETTE, de 1987. 

Não digo somente pela comilança - que todos gostam! -, mas por tudo o que a cena traz em si: o capricho da cozinheira, se esmerando em cada prato; os convidados, ao redor da mesa, apreciando a comida; os ajudantes da cozinheira, servindo com alegria e, também, saboreando as delícias culinárias.

Mas não é só isso. Isso seria pouco. Há mais na cena em questão. Há mais no banquete de Babette, e que me serve de inspiração para uma noite de Natal: para quem conhece a história, sabe que a cozinheira ganhou uma fortuna e a está usando toda para fazer o tal banquete. Ela faz isso em forma de agradecimento pelas irmãs que a acolheram por tantos anos. Estranho, diriam algumas pessoas que jamais pensariam em gastar todo o dinheiro em um único jantar. Mas isso lembra o Natal: gratidão e desprendimento. Natal não é momento de contabilizar os gastos, não é momento de discutir dinheiro. Também não é esbanjar por esbanjar, mas é fazer como a cozinheira do filme: caprichar para que todos fiquem contentes e satisfeitos; para que, em cada garfada prazerosa, a pessoa se esqueça de seus problemas e pense somente em como é bom viver, em como é bom ter esses momentos alegres. Isso renova as esperanças!

A cena, além disso, mostra outros detalhes: durante a janta, todos estão em paz e saem de lá levando essa paz em seus corações. Não há intrigas, como não pode haver na noite de Natal. Aliás, ao se preparar para um banquete tão especial, ninguém pode levar mágoas e raivas para a mesa. Seria indigesto - e indigestão estragaria um momento sublime desses.

O banquete de Babette tem confraternização, esmero, paz, amizade, desprendimento, alegria, satisfação dos ricos e dos pobres, dos velhos e dos jovens. Ninguém julga ninguém, ninguém "lava a roupa suja" - não é momento para isso! Todos estão contentes: os que servem e os que são servidos. Todos sentem gratidão. Estes são os ingredientes de um bom Natal e de todos os momentos alegres da vida. E como são importantes esses momentos na nossa existência! 

Por isso, é um Natal assim, como o banquete de Babette, que eu desejo a todos vocês!
.

.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter