<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, fevereiro 28, 2013

A  OPRESSÃO  X  A SUAVIDADE, no I Ching
.
Há tempos não pegava o meu livrinho de I Ching para ler (O PEQUENO I CHING, de Richard Wilhelm), mas gostei do que li hoje em dois hexagramas distintos: A OPRESSÃO (ou EXAUSTÃO) e A SUAVIDADE (ou O PENETRANTE):
.
Quando o homem forte se depara com a adversidade, ele permanece alegre apesar de todo o perigo. Sua alegria é a fonte de futuros sucessos, pois ela tem sua origem numa estabilidade de caráter que é mais poderosa do que a sorte.
Contudo, o homem cujo espírito se deixa abater pela opressão certamente não terá sucesso. (hexagrama A OPRESSÃO, no I Ching)

A imagem da SUAVIDADE é o vento, ou a madeira. Significa gentileza e adaptabilidade, mas também penetração. A gentileza penetra por toda parte na terra, como o vento, ou como as raízes, que penetram no interior da terra, nos recantos obscuros.
(...)
A penetração não produz seus efeitos pela violência, porém de modo gradual e invisível, através de uma influência que nunca declina.
Resultados dessa ordem são menos perceptíveis do que os obtidos por um ataque de surpresa, porém são mais duradouros e mais completos. (hexagrama A SUAVIDADE, no I Ching)
.
E eis que, ao terminar de transcrever esses dois trechos, me deparo com o hexagrama A ALEGRIA, que vem logo depois do A SUAVIDADE. Vale a pena refletir também:
.
A alegria é um estado de ânimo contagiante; por isso pode realizar alguma coisa entre os homens. Mas a alegria deve basear-se na perseverança, para que não degenere numa euforia descontrolada.
A verdade e a força devem residir dentro do coração, enquanto a suavidade se manifesta no relacionamento social. Dessa forma assume-se a atitude correta, tanto com relação a Deus como com relação aos homens, podendo-se chegar a realizar algo.
Em certas circunstâncias, a intimidação dos outros sem a gentileza pode ter algum resultado durante algum tempo, mas não para sempre.
Quando se conquista o coração dos homens pela amizade, eles esquecerão sua labuta e aceitarão de bom grado toda sorte de dificuldades (...) tão grande é o poder da alegria sobre os homens.
O que há de mais grandioso em tornar as pessoas alegres é o fato de elas se incentivarem umas às outras. Nisto consiste a melhor maneira de governar: conduzir as pessoas com alegria.
Ser interiormente firme e exteriormente gentil é o caminho que leva à verdadeira alegria.
,
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter