<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

FILMES E UM LIVRO

# FILMES
.
Vocês também acham que o cinema está em uma safra boa? Há tempos não ia - e não fazia tanta questão de ir - ao cinema. Desde O HOBBIT (ou foi SKYFALL?), no final do ano passado, tenho ido quase toda a semana ao cinema, e ainda não dei conta dos filmes que estão na minha lista (de "FILMES PARA ASSISTIR").
Nesse momento, tenho lamentado não ter mais carteira de estudante...
.
# UM LIVRO
.
Já comentei, umas poucas vezes, aqui no Desanuviando, o livro MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS, de Clarissa Pinkola Estés. É um livro de 600 e poucas páginas, e eu sempre o lia aleatoriamente: lia somente o capítulo que me interessava no momento. 
Só que, agora, me deu vontade de ler o livro todo, do começo ao fim, e estou adorando!
A autora é analista junguiana e, neste MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS, ela conta algumas histórias clássicas (contos de fadas, fábulas etc), explicando, depois, os arquétipos presentes em cada conto, os simbolismos e as lições - sábias lições! - que podemos extrair. Acho que, se ela só falasse dos arquétipos, de uma forma solta, sem os vincular aos contos, o livro não seria tão bom como é. Pois é justamente por causa dessas narrações clássicas que o livro se torna delicioso.
Para vocês terem uma idéia da importância que um conto pode ter na formação do caráter e do espírito de um indivíduo, vejam o que Estés fala, por exemplo, sobre o conto O PATINHO FEIO:
.
Trata-se de uma história básica em termos psicológicos e espirituais. Uma história básica é aquela que contém uma verdade tão fundamental para o desenvolvimento humano que, sem a incorporação desse fato, o avanço se torna duvidoso e ninguém consegue prosperar sob o aspecto psicológico enquanto não perceber essa verdade.
.
Já ouvi gente falar que esses contos são ruins para as crianças, mas nunca achei isso. Pelo contrário: continuo achando que eles têm um papel pedagógico importante.
Mas o interessante desse livro é mostrar que esse "papel pedagógico" não se restringe às crianças: adultos também podem aprender bastante com esses contos eternos.
Recomendo!
.

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter