<$BlogRSDURL$>

terça-feira, fevereiro 05, 2013

SAIR PARA SE ENCONTRAR
.
(imagem do Tumblr)













.
Uma vizinha adolescente cursou o primeiro ano de faculdade em 2012. A encontrei esses dias e perguntei se  estava gostando do curso que escolhera. Ela disse que não. Então quis saber: e o que você vai fazer? Daí ela me deu a seguinte resposta: vou morar 3 meses na Europa (*) pra ver se me encontro.
É engraçado isso de a gente querer ir para longe para se encontrar. Sábios e filósofos dizem que isso não é necessário: que basta olharmos para dentro de nós, que encontraremos todas as respostas de que necessitamos. Mas quem disse que olhar para si é fácil? E quem disse que não encontramos respostas quando viajamos? Sabores novos, cores diferentes, reações surpreendentes, comportamentos inusitados. A imaginação nos ajuda a "ver" outros mundos. Porém, ver in loco é tão poderoso!
Uma tia minha uma vez disse: nós nunca voltamos os mesmos de uma viagem. Acredito que, se você pensa assim, a viagem o muda mesmo. É o contrário de pensar: viajei, mas agora voltei à realidade. Que a sua realidade vai gritar quando você voltar, isso é fato, mas, você voltar o mesmo que era antes de partir, é desperdício de milhas. O segredo é dizer: viajei, mas não voltei à minha realidade: eu sou uma nova  realidade! Pensando assim, vale a viagem e você pode dizer que "se encontrou" (**) um pouco mais.
Um dia desses, o Kiko me perguntou por que gosto tanto de viajar. Respondi: primeiro, porque sou cigana; a vida inteira aprendi a juntar minhas coisas e ir para um lugar novo. Então, agora que estou tanto tempo morando no mesmo lugar, meu espírito cigano fica inquieto e me pede para fazer pequenas viagens - só para dar uma renovada nos ares. Segundo, porque tenho a impressão de que, quando a cegonha me trouxe para os meus pais, vim carregando tantos pedaços de mim mesma, que alguns acabaram caindo pelo caminho. Ou seja, agora preciso buscá-los para voltar a ficar completa. E isso talvez dure a vida toda...
Acho que os sábios poderiam ser mais sábios dizendo: é possível se encontrar olhando para si mesmo e olhando para fora, para o mundo que está aí, esperando ser explorado! 

Boa sorte para essa minha vizinha! Aliás, bons ventos e tomara que ela se encontre! E bons ventos, também, para todos nós que não cansamos de "nos encontrar" por aí...

(*) Ela vai para Belfast (Irlanda do Norte) ou Dublin (Irlanda). É claro que estou na torcida: Du-blin! Du-blin! Du-blin!
(**) Às vezes, a pessoa volta mais perdidona: cabelo verde, piercings pelo corpo, seguindo hábitos alimentares malucos. Hehehe Mas é um risco que se deve correr.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter