<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

"VAMOS SER COMO ESTE CASAL?" 
.
Casal do filme MAIS UM ANO (ANOTHER YEAR)

Casal do filme MAIS UM ANO

Casal do filme MAIS UM ANO



































Em meio a tantos filmes bons passando no cinema, ontem assisti a um filme, cujo DVD estava há um tempão aqui em casa, sem eu nunca ter dado bola. Chama-se: MAIS UM ANO (Another Year).
De cara, eu posso dizer: que filme bonito. História tão simples, mas quanta sutileza e sensibilidade. 
Ele mostra, basicamente, a vida de um casal que tem sua rotina de lar, de trabalho, de cultivo de uma horta. De vez em quando, eles recebem o filho e sua namorada e alguns amigos em casa. Tudo isso se passa durante um ano, o que é indicado pelas estações: primavera, verão, outono e inverno.
O que mais chama a atenção é justamente o casal: é muito companheiro, se admira, se compreende, se ajuda. Marido e mulher têm aquela cumplicidade que você vê em alguns casais mais antigos: só de se olharem, já sabem o que estão pensando. E, se prestamos atenção ao filme, vemos que ele talvez esteja nos revelando qual o segredo para um casamento feliz, que é, justamente, esse cultivo diário do relacionamento. Não por acaso,  durante todo o filme, vemos, em algumas cenas, o casal na horta, cultivando legumes. Eles sabem a hora de plantar, a hora de colher, a hora de se recolher (como na cena em que chove e eles vão se proteger, e ficam tomando chá pacientemente, enquanto a chuva não pára, sem reclamar ou se impacientar por causa da intervenção da natureza). Ou seja, assim como a horta tem seu ritmo próprio, e a eles só cabe obedecer, ambos parecem respeitar o ritmo natural que a vida de casal exige, não deixando de empreender os cuidados necessários. 
O segredo para o casal em questão ter tanto sucesso também se revela em contraste com alguns de seus amigos bastante complicados. Tem o amigo que já foi bonito em outros tempos, mas hoje, coitado, parece estar sempre na iminência de um infarto, além de beber de forma desmedida. Há, também, a amiga solteira-carente-deprimida. Ela sempre chega esbaforida na casa dos amigos, está sempre bebendo, falando muito, se "perdendo" (às vezes, literalmente, o que não deve ser coincidência).
O casal ajuda esses amigos, o que eu achei bonito. E, nessas ajudas, também vi muita sabedoria: eles ajudam sem se intrometer, sem "invadir" a vida do outro, aconselhando quando necessário, e sempre os recebendo com muito carinho e respeito, mas também sabendo o momento de ficarem a sós.
A casa deles parece um porto seguro, e é aí aonde os amigos vão realinhar um pouco os seus eixos desconexos - é essa a impressão que dá.
Os personagens da história mostram que escolher a pessoa certa para um relacionamento tem um pouco de sorte, mas essa sorte pode ir por água abaixo se os envolvidos não souberem cuidar, nem respeitar o ritmo natural de cada um e do casal em si. É esse segredo que os amigos complicados não descobriram.
Por isso, recomendo muito esse filme. Sem barulho, sem gritaria, sem aplausos altos. Somente com o coração leve, se comprometendo com a pessoa amada: Vamos ser como este casal?
.
Vejam o trailler (de Portugal, que deu o nome de UM ANO MAIS):
.

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter