<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, junho 17, 2013

FOTOS FAMOSAS
,
Li um artigo muito interessante contando a história por trás de algumas fotografias famosas. Muitas delas, eu já tinha visto. Uma, em particular, eu tinha visto, mas não sabia que era famosa porque só tinha visto uma vez na vida (!), em um restaurante em São Paulo. É esta:

(American girl in Italy)
















Agora eu entendo porque ela é uma foto famosa: logo chama a atenção. Estava com a minha mãe e uma tia nesse restaurante paulista, e nós três paramos para olhar. Minha tia fez o seguinte comentário:
- Veja só, a moça tão elegante. Não precisa ser vulgar para chamar a atenção.

É verdade. Há uma graciosidade na foto, mesmo com a moça tentando "se esconder" com seu xale no meio de todos aqueles homens. Ou talvez a graciosidade esteja justamente nesse gesto dela. Ao mesmo tempo, ficamos apreensivas por vê-la nessa situação. Ela está sozinha ali e precisa passar! Mas também não deixa de ser lisonjeador, embora muito constrangedor ... Dá o que pensar essa foto!

A história por trás dela é esta:

7 — Garota americana na Italia. 

A imagem é reconhecida por aparecer em várias pizzarias ao redor do mundo. Foi feita pela fotógrafa americana Ruth Orkin, em 1951. Orkin foi para Israel para fazer fotos para a revista “Life” e, de lá, dirigiu-se para Florença, onde conheceu a artista e compatriota Jinx Allen (agora conhecida como Ninalee Craig).

As duas conversaram sobre suas experiências ao viajar como jovens solteiras. Isto inspirou Ruth Orkin a fazer uma série de fotografias intitulada “Não tenha medo de viajar só”.

Ruth Orkin fotografou Jinx Allen nos mercados de compras, cruzando as ruas, sobre um veículo e coqueteando num café. Ao notar os olhares lascivos dos homens, quando caminhava por uma praça da cidade, Ruth Orkin pediu que caminhasse pelo local mais uma vez. Ruth Orkin morreu de câncer em 1985 com 63 anos.

O detalhe curioso é que a mulher da foto, Ninalee Craig, declara: “Me cobri bem com meu xale. Era minha proteção, meu escudo. Eu estava caminhando por um mar de homens. Eu estava desfrutando de cada minuto. Eles eram italianos e os italianos me encantam”. A fotografia completou 60 anos em 2011. 

Outras fotos, com suas respectivas histórias, você pode ver AQUI.

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter