<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, junho 21, 2013

PEDRAS...
.
A grande Adélia Prado diz: "De vez em quando, Deus me tira a poesia. Olho pedra, vejo pedra mesmo".
Me lembro desses versos hoje pois é o primeiro dia de verão no Hemisfério Norte e sei que um bando de gente estará em Stonehenge. O detalhe é que você paga (em libras!) para ver as pedras. E então me pergunto: são apenas pedras ou é Stonehenge? Acho que depende do grau de poesia dos seus olhos.
Sempre tive muita vontade de ir a Stonehenge. Estava na minha lista de "lei da atração". Fui para perto de lá e, juro!, sem ter feito nenhum esforço, acabei indo duas vezes! Na primeira vez, fui convidada; na segunda, comprei um pacote turístico de um dia para Bath que, depois eu soube, incluía uma visita às pedras. Baita "lei da atração", né?!
Na primeira vez, adorei ver Stonehenge! Mas, confesso, nenhuma bruxa dentro de mim se "libertou" e começou a dançar e a louvar o sol (sol?!? que sol? alôuuu, estamos falando da Inglaterraaa!). Na segunda vez, o frio era tão forte e tão cortante, que Stonehenge se transformou em um bando de pedras sem graça, e eu não agüentei ficar muito tempo ali, contemplando.
Óbvio que gostei de ir lá e poder, agora, colocar um "check" ao lado de "visitar Stonehenge", na minha lista de "lei da atração". Mas estou chegando à conclusão de que, sim, é preciso ter poesia nos olhos para contemplar qualquer coisa. Você não pode olhar para Stonehenge e achar que são apenas pedras, até porque, se você "viajar" um pouco mais, pode pensar o contrário: pode imaginar que as pedras é que estão nos contemplando há milhares de anos. E o que será que elas vêem ao nos observar? Pensam que somos mais um bando de curiosos passando por ali? E quantas pessoas elas já viram passar por lá? Quantos fatos históricos testemunhou? Já pensou nisso, caro leitor? Talvez aí esteja a poesia em uma pedra, o fato de ela ser a testemunha (silenciosa) do mundo!
Tiro uma lição de tudo isso: é preciso ter poesia nos olhos para olhar tudo: até as pessoas ao seu redor, até você mesmo. Até a sua vida. E se Deus tirou a poesia dos seus olhos - ou talvez você a tenha perdido por conta própria -, reze para tê-la de volta. Tudo fica mais interessante quando nossos olhos conseguem achar brilho no que vêem...
.
(foto amadora minha)














.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter