<$BlogRSDURL$>

domingo, agosto 25, 2013

Projeto para o futuro: aprender alemão 

No momento em que começamos a nos dar conta dessa capacidade de síntese e abrangência do alemão, que sentimos que podemos dialogar neste nível de compreensão, é aí que nos apaixonamos pelo idioma. É essa força que o alemão tem em nos motivar a seguir aprendendo, pois ele exige do aluno uma capacidade que vai além do aprendizado de uma língua. É aprender a pensar de outro jeito. (Karen Schneider)

Amo as línguas latinas, todas elas. São as mais sonoras e agradáveis. Para os meus ouvidos, pelo menos. Já o alemão, é língua de quem está dando bronca. É o estereótipo que fazemos. Até você ouvir alemães, digamos, suaves (sim, existem!), falando esse idioma. Até você ouvir os suíços da parte alemã da Suíça. Daí o alemão fica mais agradável.
Hoje li um artigo muito interessante de uma jornalista contando suas impressões sobre o idioma alemão. Me deixou ainda com mais boa vontade com relação a essa língua.
O texto completo, que vale a pena ser lido (mesmo que você não tenha vontade de aprender alemão), está AQUI.

******************************************************

Ignorância é uma bênção!

Em Zurique, recebi o maior xingão em alemão de um ciclista porque fui atravessar a ciclovia, sem ver que ele vinha na minha direção. Percebi que ele ficou nervoso pelo tom de voz, mas não entendi nada. Ainda bem! Também não sabia pedir desculpas em alemão, então só fiz a cara do gatinho do Shrek, um gesto universal:



















.
******************************************************

Mas curiosidade é a mãe das descobertas!
.
De tanto ouvir meu irmão conversar em alemão com sua namorada alemã - forma de ele preservar a privacidade de suas conversas, já que ninguém sabe alemão na família -, eu comecei a "aprender" algumas palavras. Não sei se é pelo tom de voz, pelo contexto ou por telepatia mesmo (!), eu acabo descobrindo algumas coisas que ele está falando - para o seu desespero! E, só para inquietá-lo, ele fala alguma coisa em alemão com a namorada, daí eu repito, em voz alta - tipo voz de fundo, sabe? -, em português (ou o que eu acho que seria em português). 
Dia desses, ele ficou tão assombrado com esse meu "aprendizado" dinâmico, que ele disse para a namorada:

- Meine Schwester versteht alles.

Para quem não sabe alemão, isso significa:

"Minha irmã entende tudo."

E não é que eu logo imaginei que fosse esse o significado? Desespero total para o meu irmão, que está sentindo sua privacidade ameaçada!

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter