<$BlogRSDURL$>

domingo, setembro 01, 2013

DISTRITO 9 e o cinismo que dá certo 


Eu enrolo com todas as minhas forças quando sou convidada para ver filme de ET, nave espacial, robô etc. Mas, de tanto o Kiko me sugerir o filme DISTRITO 9 (*), eu acabei cedendo. E não é que gostei?

É que o filme, apesar do tema super batido - ETs -, conseguiu ser originalíssimo! Em forma de documentário, ele nos convence de que uns extraterrestres estão vivendo nos guetos da África do Sul. E mais: estão meio que alijados da sociedade, em situações precárias!

A originalidade está justamente na idéia de fazer o filme em forma de documentário: quando os "especialistas" são entrevistados para falar sobre as precárias condições dos ETs na Terra, dá vontade de rir da seriedade com que eles falam, mas, ao mesmo tempo, isso vai nos convencendo sobre a situação representada no filme. É cínico, mas convence! Nos faz entrar no enredo e não pensar mais que aquilo não existe. Eis o segredo de uma boa história.  

Me lembrou do cinismo do livro MINHA VIDA, de Suzana Flag, digo, Nelson Rodrigues.

Na época em que Nelson Rodrigues escreveu, muitos não sabiam quem era Suzana Flag, essa mulher dramática e cheia de reflexões esdrúxulas com relação à vida. Então, imagino que as pessoas liam, achavam estranho uma mulher ser daquele jeito, mas acreditavam. Somente quando descobriam quem era o verdadeiro escritor - Nelson Rodrigues -, é que achavam graça de todos aqueles exageros femininos! Mas o escritor já tinha conquistado o grande feito: nos fazer acreditar na Suzana Flag.

Por isso, recomendo o filme DISTRITO 9. Para você acreditar em ETs!

(*) Na verdade, ele me prometeu assistir a 10 "filmes de Sandra Bullock" em troca. Por "filmes de Sandra Bullock", entenda-se "comédia romântica".

******************************************************************
.
Daí o Kiko me diz que o primeiro filme com a Sandra Bullock a que assistiremos será este:
.


Com os meus botões: - Sandra Bullock, onde estão suas comédias românticas?

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter