<$BlogRSDURL$>

terça-feira, outubro 29, 2013

"Amores perros" (*) 


Frases retiradas da reportagem "Tão longo amor, tão curta a vida", na revista de moda portuguesa MAXIMA, que fala do relacionamento de alguns casais famosos (Serge Gainsbourg e Jane Birkin; José Saramago e Pilar del Río; Pierre Bergé e Yves Saint Laurent; John Lennon e Yoko Ono):

- "Amei muito Gainsbourg, mas morria de medo de Gainsbarre (como o próprio Serge se referia ao seu lado mais obscuro)", confessaria ela (Jane Birkin) mais tarde. Destroçado, Serge escreveu então para ela algumas das suas mais belas canções, como Baby Alone in Babylone. Na sua morte (...), Gainsbourg foi chorado convulsivamente pelas mulheres que tanto o amaram: a viúva, Bambou, Juliette Gréco, BB, Catherine Deneuve, a filha Charlotte, mas só Jane se sentia parte de uma dupla que não podia ser reconstituída. 

- Tudo começou em Lisboa, no hotel Mundial, quando a jornalista (Pilar del Río) quis falar com o escritor (José Saramago), ainda pouco conhecido, mas que a encantara com Memorial do Convento e O Ano da Morte de Ricardo Reis. Cumprimentaram-se com um aperto de mão, passearam pela cidade e falaram de tudo um pouco. Quando partiu, a espanhola levava consigo "uma estranha paz".

- "Chanel deu liberdade às mulheres; eu creio que Saint Laurent lhes deu poder. Podemos ver isso ainda hoje." (Pierre Bergé sobre Saint Laurent)

- À mediatização da relação correspondeu a indignação e o ciúme dos outros três Beatles, que, de repente, se sentiram excluídos. Quando, em 1970, foi anunciada a dissolução da banda, os milhões de fãs não tardaram a apontar o dedo. "A culpa foi da Yoko" tornou-se então uma frase feita para falar de ruturas dolorosas.

(*) Uma alusão ao pesado filme mexicano, pois, à exceção de Saramago e Pilar, é essa a definição que consigo dar ao relacionamento conturbado dos outros três casais retratados na revista.

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter