<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, novembro 27, 2013

Uma teoria sobre cachorros 


Muitas pessoas que foram à Inglaterra repararam que os cachorros de lá são educados como os ingleses. Não latem, andam soltos, não avançam na gente. E tenho a impressão de que, se latem (baixinho), é para dizer "I beg your pardon"!
Dizem que o cão imita o seu dono. Pois eu acho que, na comparação entre os cachorros ingleses e os cachorros brasileiros, há algo mais. Minha teoria é que o Brasil é um país ruidoso (nós falamos alto, ouvimos música em som alto, as britadeiras das obras "berram" - e sempre há uma obra por perto!), então, imagina essa barulheira cotidiana na audição sensível dos cães! Isso deve enervá-los! Por isso ficam mais agitados e mais agressivos. Em compensação, o Reino Unido é silencioso, as pessoas falam baixo e não saem colocando som alto para todo mundo ouvir.
Faz sentido, não faz? Mas isso é só uma teoria. Agora, como diria Rubem Braga, deixo para os universitários da USP estudarem o caso.

(Cachorrão lindo e educado dentro de um pub inglês, com seus donos.)


















***********************************************************

Refleti com os meus botões sobre isso ontem porque uns infelizes colocaram som alto na minha rua. Havia um carro tocando pagode no volume máximo e um outro, tocando U2, também no volume máximo. Geralmente abstraio bem o ruído externo quando estou concentrada, mas, ontem, esses dois carros competindo o som começaram a me enervar. E foi aí que eu pensei nos pobres cães brasileiros, que não têm culpa de terem nascido num país barulhento...

************************************************************

Um dia desses, em um desses canais educativos, ouvi um músico explicar que "ruído é o som em desordem". É uma ótima definição.

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter