<$BlogRSDURL$>

sábado, janeiro 31, 2004

E FOI ASSIM QUE NOS DISTANCIAMOS DE PORTUGAL...

“(...) a monótona cantiga dos portugueses enchia de uma alma desconsolada o vasto arraial da estalagem, contrastando com a barulhenta alacridade que vinha lá de cima, do sobrado do Miranda.

“Terra minha, que te adoro,
Quando é que eu te torno a ver?
Leva-me deste desterro;
Basta já de padecer.”

Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho do Porfiro, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um chorado baiano. Nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo, como se alguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outras notas, e outras, cada vez mais ardentes e mais delirantes. Já não eram dois instrumentos que soavam, eram lúbrico gemidos e suspiros soltos em torrente, a correrem serpenteando, como cobras numa floresta incendiada; eram mais ais convulsos, chorados em frenesi de amor; música feita de beijos e soluços gostosos; carícia de fera, carícia de doer, fazendo estalar de gozo.

E aquela música e fogo doidejava no ar como um aroma quente de plantas brasileiras, em torno das quais se nutrem, girando, moscardos sensuais e besouros venenosos, freneticamente, bêbedos do delicioso perfume que os mata de volúpia.

E à viva crepitação da música baiana calaram-se as melancólicas toadas dos de além-mar. Assim à refulgente luz dos trópicos amortece a fresca e doce claridade dos céus da Europa, como se o próprio sol americano, vermelho e esbraseado, viesse, na sua luxúria de sultão, beber a lágrima medrosa da decaída rainha dos mares velhos.”
(O CORTIÇO, Aluísio Azevedo)

**********************************************************

Reli O CORTIÇO, livro de que gostei muito mais na segunda leitura. E isso não me deixa compreender o porquê de o MEC – ou Ministério do Ensino como, segundo o meu amigo Ruy, seria o nome correto * - exigir aqueles livros que “conscientizam” os jovens, falando do garoto pobre, vítima de preconceito, ou da garota aidética, filha de mãe desconhecida, ou, ainda, do adolescente drogado que vai às ruas roubar. A LITERATURA BRASILEIRA – já que se quer passar autores nacionais para os alunos – é melhor: ensina mais e “conscientiza” mais também; não no sentido político, como o tal Ministério quer, mas no sentido humano, como deve ser feito.

********************************************************

Costumo evitar assuntos desse tipo no Desanuviando, deixando essa “função” para outros bloguistas, mas agora já foi. Relevem!

*****************************************************

* sobre o Ministério, se quiserem saber porque o Ruy Maia Freitas defende a mudança do nome, perguntem para ele! Blog: www.despoinadamale.blogspot.com

quinta-feira, janeiro 29, 2004

BLOGS

Não tenho uma lista com links para outros blogs, pois os que costumo ler eu os menciono aqui mesmo, nos posts.

Também não menciono todos os blogs que leio. Há muitos (muito bons) espalhados pela rede, que vamos descobrindo aos poucos: é um bloguista que fala de outro, esse que conhece outro e por aí vai. Mas se fôssemos ler todos, não teríamos tempo para mais nada. Então o jeito é se limitar a alguns. E a esses ser fiéis, fazer questão de ler todos os posts.

Assim, basicamente, os que não deixo de ler são os blogs ligados ao OS VIRAMUNDOS (www.osviramundos.hpg.ig.com.br ), como os do Luís Antônio Miscow, do Sanderson Oliveira, do Zander e do Magno S. J. (todos podem ser acessados pelo Viramundos). Também tem o blog de um amigo dos viramundos: o www.despoinadamale.blogspot.com, do Ruy Maia Freitas. Além disso, já falei da Sue Medeiros, que escreve o www.asadeborboleta.blogspot.com ; não sei se já falei do blog da Eliete, a "alma azul", a quem já me referi aqui: www.elieteblue.blogspot.com . E acabo visitando alguns blogs que eles indicam.

Esses, como já disse, são aqueles a que disponho ler sempre, a estar em dia com os posts. E também há outros motivos para isso: de todos esses bloguistas sou amiga ou, pelo menos, me correspondo sempre.

Hoje devo acrescentar um outro blog a essa minha lista particular (é, estou realmente exigente; não é qualquer um que entra). É o blog do meu mais novo amigo, o Alfredo Votta Jr., do excelente blog O MERCADOR DE SEDA(www.votta.blogspot.com ) .

Há alguns meses li um texto do espanhol Miguel de Unamuno, em que ele fazia uma descrição do livro The Compleat Angler, do escritor inglês Isaac Walton. Leiam o que o Unamuno diz e vocês verão aonde quero chegar:

“El espíritu mismo de Walton es un espíritu musical, y el ritmo de su lenguaje y estilo obedece al ritmo de sus sentimientos. Porque de nada sirve querer cambiar los ritmos de la palabra, sea en prosa, sea más bien en verso, si continúa lo mismo el ritmo interior, el del flujo y reflujo del espíritu. A los latidos del corazón obedecen las cadencias de la voz, y el corazón de Walton, más bien que latir, fluía como las aguas mansas de los ríos que vertió su arte. Así fluye su estilo.”

Mais adiante o Miguel de Unamuno prossegue:

“¿Y cómo no había de amar la música un espíritu contemplativo que se apacentó en la versión de tranquilas riberas, ya que es el paisaje en el reino de las formas visibles lo que la música en el reino de los sonidos? Un paisaje es una sinfonía, a que concurren agua y tierra y aire y hasta fuego.”

Transcrevi esses trechos, pois a impressão que tive é a de que o Miguel de Unamuno falava do MERCADOR DE SEDA. Meu amigo Alfredo é músico e tem escrito posts muito bonitos, cheios de sensibilidade. Além disso, devo acrescentar que esse bloguista tem uma enorme paciência e pode ensinar muito sobre música.

Alguém pode pensar que estou "rasgando a seda" do MERCADOR..., mas esse blog é bom mesmo. Vale a pena visitá-lo para comprovar isso.

E ao meu amigo Alfredo agradeço, dentre outras coisas, por ter me ensinado a colocar imagens no blogspot!

quarta-feira, janeiro 28, 2004

Desanuviando 2004



NESTE ANO, como já vem se tornando hábito, não coloquei nem colocarei em nenhum papel as famosas "resoluções de ano novo". Primeiro, porque quando se tem esse costume, aparece na parte inferior da lista, como uma das intenções, "CUMPRIR TODAS AS RESOLUÇÕES DESTE ANO", e, curiosamente, ela se repete de ano em ano, ascendendo no papel, até ocupar um único lugar e sofrer uma pequena correção: "CUMPRIR TODAS AS RESOLUÇÕES DO ANO PASSADO". Segundo, que as resoluções, quando cumpridas, eram só até fevereiro - geralmente morriam no Carnaval para virar pó na Quarta-Feira de Cinzas - ; nos demais meses ficavam na intenção.

Não digo que isso aconteça com todo mundo. Mas comigo tive que ser sincera e deixar essas resoluções de lado. Hoje quero que esse espírito de renovação, que aparecia uma vez por ano, apareça todos os dias. Quero que cada manhã, ao me levantar, eu tenha o entusiasmo das viradas de ano, sem o inebriar do champanhe.

Um ótimo "TODO DIA" para vocês!

********************************************

Falando em renovação, o Desanuviando está renovado! Isso é um bom começo!

 

terça-feira, janeiro 06, 2004



Continuo testando a colocação de imagens (desculpem a expressão feia: "colocação de imagens") e desvendando o VAN GOGH GALLERY. Aliás, estou cada vez mais fascinada por esse site: além das pinturas do grande artista, ainda é possível encontrar suas cartas - tanto as remetidas por, quanto as destinadas a ele.

Vejo que voltarei mais vezes a esse "museu". (Se alguém me vir pelos corredores do Van Gogh Gallery, pode acenar!)

******************************************

Trechos de algumas cartas do Vincent, retirados do:

http://www.vangoghgallery.com/

"But what touches me, as in some novelists of our day, is that the voices of these people, which in Shakespeare's case reach us from a distance of several centuries, do not seem unfamiliar to us. It is so much alive that you think you know them and see the thing".

“By working hard, old man, I hope to make something good one day. I haven’t yet, but I am pursuing it and fighting for it…”

segunda-feira, janeiro 05, 2004

TESTANDO, TESTANDO...




Queridos amigos, esta é a primeira imagem do DESANUVIANDO!! Escolhi umas de minhas flores favoritas, girassóis, pintadas por um de meus artistas também favoritos: Van Gogh.
Quem quiser ver outras pinturas dele, vale a pena visitar o site:

http://www.vangoghgallery.com/

(Em breve o Desanuviando estará de volta!)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter