<$BlogRSDURL$>

terça-feira, maio 31, 2011

PREOCUPAÇÃO DA MÃE DO MEU NAMORADO
.
quando disse que voltei mais cedo do casamento do meu primo:
.
- Ah, você não ficou para pegar o buquê?...
.

segunda-feira, maio 30, 2011

CONSELHOS PATERNOS
.
O pai do brasileiro aconselhou o filho a não namorar as européias, pois elas são muito liberais.
O pai da alemã disse para a filha não namorar latinos, pois eles são muito machistas.
Resultado: brasileiro e alemã estão namorando. E acham que seus pais vão se dar bem.
.

domingo, maio 29, 2011

DEPOIS DE HORAS ESTUDANDO UMA MATÉRIA QUE NÃO DEVE ME SERVIR MUITO PARA A VIDA,
.
dei uma escapulida no Google para ler mais sobre Henry James. Encontrei, no Wikipédia, esta informação inspiradora sobre o autor:
.

Seu pai era um homem culto, filósofo, e fazia questão que os filhos recebessem uma ótima educação. Por isso viajou com a família para a Europa, em 1855, quando Henry tinha 12 anos, e durante três anos percorreram Inglaterra, Suíça e França, visitando museus, bibliotecas e teatros.

.

O problema de você ler uma coisa dessas em pleno domingo de estudos é que dá uma vontade de evadir...

.


sexta-feira, maio 27, 2011

Felicidade é...3 (*)
.
Ela: - Às vezes, sou tão enrolada, tão aérea...Me enrolo a mim mesma.
Ele: - Tem que ser mais objetiva.
Ela: - Tem razão. Tenho que ser mais objetiva: mais taurina, menos pisciana. Estou muito pisciana.
Ele: - Mas eu gosto de você assim.
Ela (derretendo-se): - Oooohhh...
.
(*) Mas o de hoje também poderia ser "Amar é..."
.

quinta-feira, maio 26, 2011

FELICIDADE É...2
.
Acabar um creme (*), terminar um livro.
.
(*) creme de corpo (hidratante etc)
.
*********************************************
.
Adoro a sensação de terminar um pote de creme. Talvez porque eu sempre tenho uns quatro potes diferentes abertos. E quando um termina, já me sinto pronta para comprar outro!
Também adoro a sensação de terminar um livro. RETRATO DE UMA SENHORA, por exemplo, agora, sim, posso dizer que estou me aproximando do fim (depois de meses nessa leitura a passos de cágado!). E já estou contando com o dia em que vou chegar à última página e ficar aqueles minutinhos parada, só relembrando toda a história e me relembrando enquanto lia o livro. Também traz a sensação do pote de creme vazio: agora posso pegar um outro.
.

segunda-feira, maio 23, 2011

AS CATEDRAIS E A BELEZA
.
Recebi de um grande amigo um texto escrito pelo Papa Bento XVI, falando sobre as catedrais. O texto chama-se As catedrais, da arquitetura românica à gótica, o "background" teológico. Gostei tanto, que transcrevo alguns trechos:
.

...Outra qualidade das catedrais góticas é constituída pelo facto de que na sua construção e decoração, de modo diferente mas coral, participava toda a comunidade cristã e civil; participavam os humildes e os poderosos, os analfabetas e os doutos, porque nesta casa comum todos os crentes eram instruídos na fé.
.
...E não faltavam manifestações "laicas" da existência; eis então que aparecem, aqui e ali, representações do trabalho dos campos, das ciências e das artes. Tudo era orientado e oferecido a Deus, no lugar onde se celebrava a liturgia. Podemos compreender melhor o sentido que era atribuído a uma catedral gótica, considerando o texto da inscrição gravada no pórtico central de Saint-Denis, em Paris: "Viandante, que queres louvar a beleza destes pórticos, não te deixes ofuscar pelo ouro, nem pela magnificência, mas sobretudo pelo trabalho cansativo. Aqui brilha uma obra famosa, mas queira o céu que esta obra famosa que brilha faça resplandecer os espíritos, a fim de que com as verdades luminosas se encaminhem para a verdadeira luz, onde Cristo é a verdadeira porta.
.
... Um artista que sempre deu testemunho do encontro entre estética e fé, Marc Chagall, escreveu que "os pintores durante séculos banharam o seu pincel naquele alfabeto colorido que era a Bíblia". Quando a fé, particularmente celebrada na liturgia, encontra a arte, cria-se uma profunda sintonia, porque ambas podem e querem falar de Deus, tornando visível o Invisível.

.
...Santo Agostinho afirma: "Interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar, interroga a beleza do ar difundida e diluída. Interroga a beleza do céu, interroga a ordem das estrelas, interroga o sol, que com o seu esplendor ilumina o dia; interroga a lua, que com o seu clarão modera as trevas da noite. Interroga os animais que se movem na água, que caminham na terra, que voam pelos ares: almas que se escondem, corpos que se mostram; visível que se faz guiar, invisível que guia. Interroga-os! Todos te responderão: Olha-nos, somos belos! A sua beleza fá-los conhecer. Quem foi que criou esta beleza mutável, a não ser a Beleza Imutável?" (Sermo CCXLI, 2: pl 38, 1134).
.
...Estimados irmãos e irmãs, que o Senhor nos ajude a redescobrir o caminho da beleza como um dos itinerários, talvez o mais atraente e fascinante, para conseguir encontrar e amar a Deus.
.
Muito bom começar a semana lendo algo assim!
.

domingo, maio 22, 2011

OUTRO VÍDEO
.
A música é ótima, mas precisava da dancinha? Bom... Vejam, pois também me diverti vendo.
Bom domingo!
.
Vídeo AQUI.
.

sábado, maio 21, 2011

FELICIDADE É... 1(*)
.
Morninho como o sol de outono.
.
(*) Inspirada no post do dia 24 de abril de 2011, e nos antigos desenhos "Amar é...", resolvi criar a série de posts intitulada "Felicidade é...", só para registrar momentos que me deixam feliz por os ter presenciado.
.

quinta-feira, maio 19, 2011

VALE A PENA!
.
O post de hoje é um vídeo. A música é bem legalzinha e o dançarino, apesar da cara bastante 'grogue' e da roupa bastante brega, é imperdível. O que é aquela quebradinha que ele dá na hora do refrão? Me diverti vendo!
Ainda não sabe de quem estou falando? Então mate sua curiosidade, entrando AQUI.
.

quarta-feira, maio 18, 2011

COM OS BOTÕES
.
Demanda muito mais coragem se trabalhar e resolver seus próprios traumas e conflitos internos que mudar o mundo.
.
************************************************************
.
E esse é o comentário de quem preferiu passar a manhã lendo a ter que cumprir com seus deveres....
.
Ai, ai...é que acordo cedo para estudar. Só tenho as manhãs para isso. Mas comecei o dia com RETRATO DE UMA SENHORA, e não consegui mais largar o livro. Mas teve um lado bom (dentre vários lados bons!): me lembrei da adolescência quando, nos dias em que tinha que estudar, só para enrolar mais um pouquinho na leitura, me trancava no banheiro e ficava um tempão lá. Me enganando a mim mesma com relação aos estudos! (Banheiro é lugar sagrado; até os pais respeitam.) E me justificava, perguntando o que era melhor: estudar química ou ler Pessoa?
Bom, agora não tenho mais ninguém por perto para me mandar estudar e posso 'perder meu tempo' lendo, sem precisar me trancar no banheiro para disfarçar. Em compensação, sei das conseqüências. São as dores e alegrias da fase adulta...
.
********************************************************
.
Mas veja que delícia que é estar lendo um ótimo livro, muito bem escrito e ainda se deparar com uma passagem destas:
.
Sempre comentara que se dava melhor com mulheres inteligentes do que com tolas como ela mesma; as tolas nunca conseguiam entender sua inteligência, enquanto as inteligentes - as inteligentes de verdade - sempre
compreendiam sua tolice. (conclusão da irmã de Osmond, no livro RETRATO DE UMA SENHORA)

terça-feira, maio 17, 2011

VÁRIOS EM UM
.
Um palestrante disse no Congresso: O apaixonado deveria ser considerado, para qualquer ato da vida civil, um absolutamente incapaz.
.
######################################
.
No meu calendário da Jane Austen, o mês de abril diz o seguinte: Those who do not complain are never pitied. A frase é da Mrs. Bennet, e, de vez em quando, acho que ela tem razão.
.
######################################
.
Anotei para sempre lembrar e não desanimar nos dias de mais labuta: O que se faz num dia é a semente da felicidade para o dia seguinte. (Provérbio indiano)
.
#####################################
.
Em 2006, o tema do carnaval da Minh'Aldeia foram as bruxas. Até comentei aqui no blog. Havia enfeites de bruxas por toda a cidade. E foi um ano muito bom para mim. De muito esforço, mas também de muitas recompensas.
Este ano, o tema também foram as bruxas. (E eu, mais uma vez, esqueci de tirar foto...). E me lembro de comentar com pessoas próximas que, para mim, isso era um bom presságio. (Porque, se 2006 foi tema de bruxas e o ano foi bom, e 2011 o tema também é bruxa, logo...Entendeu? Pura lógica!).
Pois começo a desejar que os próximos anos também tenham carnaval com tema de bruxa. É que isso, pelo visto, é forte mesmo. (Cena: Rebeca falando com seus botões, olhando para o mar e sorrindo de satisfação. Ela aparenta ser alguém que acaba de fazer uma alegre constatação.)
.

segunda-feira, maio 16, 2011

NO MOMENTO, TRISTE RETRATO DE UMA SENHORA
.
Nesse livro de Heny James, descubro que sua protagonista, Isabel, não é feliz no casamento. Ela se casou com o homem que todos lhe disseram para não casar, porém não deu ouvidos a ninguém. E isso é uma pena, não o fato de não ter dado ouvidos a ninguém, mas o fato de os outros terem tido razão nesse ponto.
Vou publicar um post com os pensamentos de Isabel sobre o marido, sobre as conclusões a que chegou com relação ao homem que lhe parecia um durante o namoro e que é outro agora (ou que sempre foi o mesmo sem ela perceber).
Sabe aquela história do homem que é amoroso com a namorada, mas que ela (não) vê que é violento ou arisco no meio social, no trânsito e até na própria família? Há vários relatos de mulheres (*) que, só um tempo depois, se deram conta de que o pretendido já mostrava indícios de não ser tão amoroso assim.
Tadinha da Isabel.
.
(*) Já no livro GUERRA E PAZ, há a decepção de um homem que se casou com uma mulher linda, mas que, mais tarde, descobriu que ela não tinha nada além de beleza. É vazia e fútil.
É que o cara estava inebriado pela paixão, mas depois aprendeu: só beleza externa, sem nenhum conteudozinho, nenhum bom humor, cansa qualquer um.
.

quarta-feira, maio 11, 2011

ESCUDEIRO FIEL
.
Depois que conheci o anjinho da guarda (entenda-se: cachorro) dos meus avós, fiquei com muita vontade de ter um mascote também. O problema é que nem teria tempo de cuidar do bichinho. Mas fico sonhando com o dia em que terei um companheiro desse tipo: me imagino lendo, sentada no sofá, e ele deitadinho ao meu lado, só para me fazer companhia. Ou então, eu chegando em casa, e ele saltitando todo, alegre por me ver chegar. É um companheirão, né?
Eu já o amo, antes de o ter. Acho que esta será a música que cantarei para ele, no dia em que ele chegar aqui em casa: I knew I loved you before I met you...
Inclusive, vou confessar: até já pensei no nome dele, um nome perfeito, para um perfeito companheiro: SANCHO. Obviamente, em homenagem ao Sancho Panza.
.
*****************************************************
.
Sempre disse que o cachorrinho que os meus avós compraram é um anjo da guarda disfarçado de cão porque ele só fez bem aos dois.
Pois, a última vez em que estive com os meus avós, tirei várias fotos do cachorrinho e, para a minha surpresa, em uma delas, consegui captar as asas do anjo. Olhe bem a foto e verá.
.

.
p.s.1: Já estou vendo: vão fazer um documentário na Discovery para enteder essa foto. Uns cientistas dirão que foi efeito da máquina. Uns espiritualistas dirão que é, de fato, o vislumbre do anjo. Eu já tenho opinião formada quanto a isso. Deixo que vocês decidam como quiserem.
.
p.s.2: Nunca, desde que comprei esta máquina fotográfica, uma foto saiu com essas 'asas de anjo'. Nunca. Primeira vez.
.
p.s.3: Na foto, o cachorrinho estava em um de seus lugares favoritos: embaixo da cama dos meus avós.
.

terça-feira, maio 10, 2011

FOFO! E ELE SABE QUE É!
.
Minha amiga estava no carro com o namorado - que eu vou chamar de Lucas - e o afilhadinho - que eu vou chamar de Jonas, para preservar suas identidades. Ela virou-se para o afilhado e perguntou:
- O que que o Lucas é da dinda?
E o afilhado respondeu:
- Namorado.
- E o que que o Jonas é da dinda? - perguntou novamente.
E o fofo respondeu, sem pensar duas vezes:
- É o "querido do meu coração".
.

segunda-feira, maio 09, 2011

EDUCAÇÃO
.

.
Excelente! Excelente este filme AN EDUCATION (em português ficou EDUCAÇÃO). Traz muitas lições e você ainda fica pensando nele por algumas horas, refletindo bem.
Conta a história de uma garota, Jenny, extremamente aplicada nos estudos e demasiadamente precoce, que está direcionando sua vida para estudar na Oxford. Ela acaba conhecendo um homem mais velho, que a leva para festas, jantares, viagens, enfim, um mundo de luxo. Jenny se deslumbra e começa a não ver mais sentido nos estudos. Não vê sentido, nem mesmo, na sua professora que não tem nada dessa vida esplendorosa e ainda passa redações ridículas para os alunos.
Ao mesmo tempo, o filme mostra a escola rígida em que Jenny estuda e também sua família, com um pai altamente tirano, mas que se transforma quando aparece o tal homem mais velho. E a mãe, outra deslumbrada com a vida que a filha começa a ter.
Para resumir, a gente vê que a menina se ferra, pois descobre as falsidades - e covardia - do tal homem. Quando ela resolve dar um basta nessa vida de fantasia que ela estava levando, é tarde demais: os pais não sabem o que fazer, a diretora não deixa que ela volte à escola e seus estudos para entrar na universidade de Oxford já tinham sido jogados pela janela. Só lhe resta pedir ajuda à tal professora sem glamour...
A melhor cena, para mim, é quando a protagonista pergunta para a rígida diretora da escola para quê serve a educação. A diretora dá uma resposta qualquer, e Jenny diz para ela pensar em um argumento melhor, pois poderá haver uma próxima pessoa a lhe fazer a mesma pergunta. Cena genial porque dá para ver que a protagonista está desesperada por uma resposta convincente; ela, muito inteligente e precoce para a sua idade, só não tinha a clareza quanto ao melhor caminho, o mais sólido para a sua vida. E o pior é que, nem os pais, nem a diretora conseguiam lhe dar uma orientação sábia. No final, ela tem a ajuda da digna professora. Professora com "P" maiúsculo, diga-se de passagem.
Quanto à pergunta que Jenny faz à diretora, sobre a finalidade da educação, 0 próprio filme dá a resposta no final: a educação nos salva do nosso pior - pior destino, pior situação, pior passado.
.

domingo, maio 08, 2011

Daniel, amigo de sempre, mais um aniversário!
Obrigada por tudo!
.
E Feliz Dia das Mães a todas as mães!
.

sábado, maio 07, 2011

"A GALINHA E A MALEDICÊNCIA"
.
Gostei muito desta história que li no meu último "livro de ônibus", um livro da Edições Loyola, sobre São Filipe Neri, o Santo da Alegria:
.
"Entre os penitentes de Pe. Filipe havia uma mulher tão viciada na maledicência que não conseguia vencer esta péssima mania.
Pe. Filipe a havia ajudado com muitos conselhos, mas sem resultado.
Um dia, após tê-la ouvido em confissão, o padre perguntou-lhe:
- A senhora cai freqüentemente neste vício?
- Demais, padre. Sou tão viciada que nem percebo mais - respondeu a penitente. Diante de sua franqueza, o esperto diretor de almas intuiu que o vício era tão enraizado que rpecisava recorrer a uma penitência grave, tal que a fizesse compreender os terríveis efeitos do pecado da maledicência.
- Filha minha - continuou -, o seu pecado é grande, mas a misericórdia de Deus é ainda maior. Quero ajudá-la a corrigir todo o mal que está fazendo com a sua maledicência. Eis o que a senhora deve fazer: comprar uma galinha morta, mas que tenha as penas.
- Padre - interrompeu a penitente -, mas o que tem a ver a galinha com a penitência que o senhor deve dar-me?
- Preste atenção, porque ainda não terminei - acrescentou o santo. - Então, com a galinha na mão, a senhora irá girar pelas ruas da cidade, tirando as penas, aos poucos. Uma vez depenada, a senhora voltará aqui para saber o que deve fazer.
A penitente compreendeu tratar-se de uma estranha mortificação que Filipe costumava impor.
Portanto, obedeceu pontualmente às normas recebidas e, em seguida, voltou a procurá-lo.
- Agora - disse o santo - após ter feito aquela operação, voltará pelas mesmas ruas e catará, uma por uma, todas as penas da galinha depenada sem que nenhuma fique para trás.
- Mas, padre meu, o senhor me pede uma coisa impossível - exclamou desesperada a pobre penitente.
- Ventava muito e quiçá o vento terá levado aquelas penas!
- Eu sei - disse o santo -, mas com isso queria fazer-lhe conhecer que as suas maledicências assemelham-se a estas penas.
Sim, também as suas palavras venenosas, as calúnias que têm lançado ao vento, foram-se perdendo por todo lugar.
Irá, agora, retomá-las, se é capaz!
Como é possível reparar tanto mal feito ao próximo com a sua língua?
A história da confissão chegou cedo aos ouvidos de muitos penitentes que procuraram se emendar do defeito da difamação e da fofoca."
.

sexta-feira, maio 06, 2011

SÃO TANTAS EMOÇÕES...
.
Minha querida amiga Tamara, amiga de longa data (desde 1998), e que eu gostaria muito que morasse na mesma cidade que eu, é também uma das minhas leitoras fiéis. Volta e meia, ela comenta um post, compartilhando suas vivências e impressões.
Esta semana, essa amiga me enviou uma carta (há quanto tempo não recebo uma carta!!) com um livrinho de presente. É um livro que fala sobre o emocionar-se. Chama-se O DOM DAS LÁGRIMAS. Ela quis me dar esse livro quando leu o post (do dia 07 de abril de 2011) em que confesso que me emociono junto com as pessoas que estão vendo o mar pela primeira vez. No mesmo post, eu confesso que me emocionei quando vi a neve. E, só por esse post, vocês já devem concluir que eu sou uma chorona! Mas explico...
Faz pouco tempo, conheci o irmão da minha avó. Ele é o senhor mais emotivo que conheço: é só a gente o abraçar e chamar de tio, que ele já se emociona. Falei para a minha mãe que devo ter puxado a ele, e minha mãe disse que a avó dela (mãe desse tio) (*) também era assim. Então, acho que isso de eu me emocionar com as coisas ternas e belas da vida é herança atávica.

Porém...o livrinho que a Tamara me deu explica que pode ser outra coisa também. Talvez um dom. Será? Fiquei curiosa. E para matar minha curiosidade, esse livro virou o meu "livro de ônibus" da vez.

Amiga, mais uma vez, MUITO OBRIGADA!
.
(*) Interessante eu ter comentado sobre a avó da minha mãe, minha bisavó, pois hoje (na verdade, dia 05) seria aniversário dela. Eu nunca a conheci, mas me disseram que tenho duas manias (bem manias mesmo!) dela: cheirar a louça que estou lavando, para ver se saiu o cheiro de gordura, e sempre lavar os pés antes de dormir/colocar o pijama. Comento isso, pois, ultimamente, tenho me interessado bastante sobre essa história de os antepassados influenciarem as gerações seguintes. E não só no lado físico, mas também no emocional.
.

quinta-feira, maio 05, 2011

REFLEXÃO DE UM AMIGO FORMADO EM DIREITO, MAS QUE SONHA EM ESTUDAR HISTÓRIA DA ARTE
.
Kate Middleton formou-se em História da Arte. Pippa Middleton (irmã da Kate), em Literatura Inglesa.
Segundo esse amigo, são cursos que rico pode se dar ao luxo de fazer.
.
Ai, ai...
.

quarta-feira, maio 04, 2011

NOTÍCIA DOLOROSA
.
Quando a presidente Dilma disse que, em 2011, não haveria concurso público, ouvi muita gente (concurseira) lamentar e adiar planos.
Então me lembrei dos versos do Pessoa (ele de novo!):
.
"quantas mães choraram,/ Quantos filhos em vão rezaram!/ Quantas noivas ficaram por casar"
.

terça-feira, maio 03, 2011

"UMA VIDA QUE É VIVIDA E OUTRA QUE É PENSADA"
.
Na revista da Livraria Catarinense, há um artigo falando sobre o poeta Fernando Pessoa. Logo no início, é citado o trecho de um poema dele:
.
"Temos, todos que vivemos
Uma vida que é vivida
E outra que é pensada
E a única que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada"
.
Gostei de ter lido essas palavras, pois foi a 'tradução' do que me aconteceu no feriado de Páscoa.
Eu tinha me programado para estudar o feriado inteiro. Na quinta-feira, eu já não consegui estudar; estava tão cansada da semana (que já foi curta...), que fui tirar um cochilo de tarde, e acabei dormindo a tarde toda. Então teria que estudar na sexta-feira. Mas sexta, depois de duas semanas chuvosas, amanheceu com um dia espetacular: sol quentinho, céu azul, mar calmo, nada de ventania e, pra completar, uns amigos me chamaram para fazer uma trilha (uma das minhas favoritas da Minha Aldeia). O que fazer? Fiz uma reflexão rápida, olhei para os meus livros e olhei para o céu azul. Venceu o céu azul, e eu fui à trilha.
Durante toda a caminhada, fui pensando na "outra Rebeca", aquela que ficou em casa estudando. Até comentei com os meus amigos: " a 'outra Rebeca' agora está em casa, mas não consegue estudar. Ela está deprimida por não estar aproveitando este dia lindo!".
No final das contas, fiquei feliz por ter sido a Rebeca que foi fazer trilha, e não a que ficou em casa estudando.
E fiquei ainda mais feliz quando acordei no sábado e vi, pela janela, que estava chovendo! Daí eu estudei bastante.
.
**********************************************************
.
Isso de "vida dividida", na idéia do Fernando Pessoa, há vezes em que é mais nítido. No momento presente, por exemplo, está muito forte. Para julho, tenho duas Rebecas divididas. Uma está em um lugar maravilhoso; a outra está em outro lugar. Ponto. Uma está muito feliz; a outra só não está mais feliz por pensar que poderia estar lá, no 'outro' lugar, o maravilhoso.
Não sou vidente e claro que eu quero ser a Rebeca que vai estar radiante, mas, caso eu seja a Rebeca que vai estar no lugar sem adjetivos, quero, já por antecipação, deixar um recado para ela: não desanime, pois é mais ou menos como naquele filme do Woody Allen: a vida pode ser um drama ou uma comédia. Depende de você.
.

segunda-feira, maio 02, 2011

Pra começar a semana com sorte!
.
.

domingo, maio 01, 2011

O ANO TODO COM JANE AUSTEN
.
Final do ano passado, uma prima minha esteve no Canadá e me trouxe um calendário lindo da Jane Austen. Nem preciso dizer que amei, né?!
Mostro agora para vocês um pouco deste meu maravilhoso presente:
.

.

.
E para compartilhar um pouco mais do calendário com vocês, farei o seguinte: cada início do mês, postarei a imagem do mês respectivo que está no calendário.
Maio está assim:
.

.

(Ali no canto inferior, à direita, está escrito: "Respect for right conduct is felt by everybody." - Mr. Knightley, in EMMA)
.
****************************************************************
.
COM OS BOTÕES:
.
Todo feriado que caísse domingo deveria ser adiado para segunda-feira.
.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter